Até esta sexta-feira (13/10), os filmes podem ser inscritos nesta edição, que traz a inclusão das categorias: documentários, animação e LGBTQI+
A quarta edição da Mostra Manaus Filme Fantástico, que se destaca pela exclusividade ao gênero do horror, fantasia e suspense, está com as inscrições abertas até hoje (13/10), no Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). De caráter não competitivo, a mostra será realizada de 22 a 25 de novembro, no Cineteatro Guarany, avenida Sete de Setembro, Centro de Manaus.
As inscrições são gratuitas e iniciaram no dia 22 de setembro, podendo participar curtas, longas-metragens e documentários nacionais e internacionais, englobando todos os gêneros e categorias (LGBTQI+, suspense, animação, terror e fantasia).
O Manaus Filme Fantástico é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Esta edição tem como homenageado o cineasta amazonense Z Leão, natural de Anori (distante 195 quilômetros de Manaus), que começou atuar no cinema aos 15 anos de idade em uma produção alemã, no município de Barcelos.
De acordo com o coordenador do evento, Márcio Nascimento, no ano passado, foram 100 filmes inscritos, número que deve ser superado nesta temporada. “Temos muitos documentários que focam sobre o tema e que agora tem a oportunidade de serem exibidos dentro da mostra, assim como um convite a todos os outros segmentos e gêneros”, disse Mário.
Regras para envio dos filmes: Os curtas e mini documentários devem ter no máximo 15 minutos de duração e os longas-metragens e documentários devem ter, no mínimo, 70 minutos.
No ato da inscrição, os participantes devem anexar os seguintes documentos: “Termo de Direitos Autorais de Autorização de Exibição de Obra Cinematográfica” e “Termo de Direitos Autorais de Autorização de Uso de Imagem e Som – 4º Edição Mostra Manaus Filme Fantástico 2023”, devidamente preenchidos e assinados.
As obras cinematográficas com trilhas sonoras de terceiros, sem a devida licença de uso, não podem ser inscritas. Os filmes recebidos irão passar por uma curadoria e os selecionados serão comunicados via e-mail e pelas redes sociais @culturadoam.