No primeiro semestre de 2023, o programa beneficiou mais de 194 agricultores 

Foto: Divulgação / ADS

Neste dia 17 de outubro, em que se comemora o Dia da Agricultura, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), reconhece o trabalho e a parceria dos agricultores familiares, que fornecem alimentos regionais de qualidade para a população. Através do Programa de Aquisição Familiar (PAF), a ADS realiza a compra e a distribuição desses produtos, apoiando a agricultura familiar e beneficiando famílias e instituições em situação de vulnerabilidade social.

Para a agricultora Núbia Machado, 37 anos, que produz no km 73 de Balbina, ramal Brava Gente km 126, o PAF é um dos melhores programas da ADS. Em 2023, a agricultura comercializou mais de 20 toneladas de alimentos regionais. 

“O PAF mudou nossa vida! Hoje nós plantamos sabendo que vamos colher e isso é um estímulo para que a gente possa continuar nas atividades agrícolas. Acreditamos no programa e esperamos que possa continuar por muitos anos”, destacou.  

Somente no primeiro semestre de 2023, o PAF adquiriu cerca de 998 mil toneladas de alimentos regionais, gerando um valor estimado de R$9.136.276,15 milhões para os cerca de 194 agricultores participantes do programa. Os alimentos foram doados para mais de 100 mil famílias e 300 instituições sociais cadastradas no programa. 

Paulo Cesar Farias, coordenador do PAF, destaca que o programa contribui para o desenvolvimento da economia local do estado, além de promover a segurança alimentar e nutricional das pessoas atendidas. 

“Na última ação do programa, nós adquirimos uma tonelada de alimentos regionais para beneficiar as vítimas do deslizamento de terra na comunidade Arumã, em Beruri. Foi uma forma de levar solidariedade e esperança para essas famílias”, afirma. 

O PAF compra os seguintes produtos regionais: tambaqui; farinha amarela; farinha branca; cará roxo; batata-doce; banana-prata; banana pacova; abóbora; mamão; macaxeira; melancia; abacaxi; pimenta-de-cheiro; couve folha; cheiro verde misto; limão regional; laranja regional; maxixe e repolho.