Realizada a cada dois anos, a aplicação das provas está prevista para ocorrer de 23 de outubro a 10 de novembro

Fotos: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A cinco dias do início da aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar promoveu, nesta quarta-feira (18/10), o “Dia S” nas unidades de ensino da capital e do interior. O foco da ação foi mobilizar os mais de 100 mil estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, que realizarão a prova, além de toda a comunidade escolar.  A avaliação nacional será aplicada em todo o país de 23 de outubro a 10 de novembro.

Em Manaus, a mobilização do “Dia S” nas escolas foi acompanhada pelas secretárias adjuntas executivas da Capital e Pedagógica, Rute Lima e Arlete Mendonça, respectivamente. A primeira escola visitada pelas secretarias foi a Escola Estadual (EE) Maria Amélia do Espírito Santo, localizada na zona centro-oeste de Manaus, onde foram distribuídos roteiros norteadores com informações básicas do Saeb.

Na escola, a atividade contou com a presença dos familiares dos alunos, que debateram sobre os conteúdos apresentados. A unidade de ensino planejou um cronograma de simulados preparatórios para a avaliação, os quais foram aplicados duas vezes por mês e seguirão até o fim de outubro. 

A estudante Layanne Bindá Furtado, de 18 anos, contou que os projetos desenvolvidos pela escola auxiliaram na fixação dos conhecimentos, principalmente, para alunos finalistas do Ensino Médio, que estão se preparando para o vestibular.

“A escola nos ajudou muito. Criou dinâmicas, projetos que fizeram com que a gente se interessasse mais pela avaliação. A minha expectativa é muito boa, porque a nossa escola nos preparou muito bem para a prova”, contou a estudante Layanne. 

Elisângela Freire, mãe de uma das estudantes que realizará a prova, destacou a importância de acompanhar a rotina dos estudantes em momentos importantes na vida escolar. Ela afirmou que, como pais e responsáveis, buscam sempre o melhor para os filhos. 

“A gente tem uma parceria muito grande e positiva com a escola, que sempre solicitou a nossa presença. Estamos incentivando para que eles venham participar da avaliação para que a educação como um todo tenha a sua melhoria”, pontuou a mãe. 

Mobilização 

A secretária executiva adjunta Pedagógica da Secretaria de Educação, Arlete Mendonça, explicou que o trabalho de mobilização da rede estadual de ensino tem como foco, além de preparar os estudantes para a avaliação nacional, que busca traçar um diagnóstico da educação brasileira e dos níveis de aprendizagem dos estudantes, avançar na qualidade do ensino na rede estadual.

“Nós estamos muito felizes com essa movimentação neste “Dia S”, pois estamos trabalhando nessa mobilização na capital e no interior. Temos certeza que o Amazonas está preparado para que nós tenhamos resultado positivo”, enfatizou Arlete Mendonça. 

No município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), na EE Ryota Oyama, foi criado o “Dia do espetáculo do Saeb”, inspirado nos espetáculos circenses, no qual contou com uma decoração especial. A programação teve a presença dos familiares dos estudantes, além de apresentações culturais. 

A diretora Maria do Carmo Nunes de Oliveira foi a “equilibrista” do espetáculo e falou que esse papel de “equilibrar”, em alusão ao trabalho do educador, é primordial para mobilizar os responsáveis pelos estudantes.

“Essa é a minha função como diretora: motivar professores, pais e alunos. Por isso, preparamos essa sensibilização com intuito de conscientizá-los sobre a importância da presença de cada estudante na realização da prova”, finalizou a gestora Maria do Carmo.