Aproximadamente 1,5 tonelada de produtos oriundos da agricultura familiar foram recebidos pelo CRAS e unidade hospitalar do município

Em Eirunepé (distante 1.160 quilômetros da capital), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) acompanhou, na quarta-feira (1º/11), a entrega de aproximadamente 1,5 tonelada de produtos de origem da agricultura familiar adquiridos via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, e entregues ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Eirunepé, e ao Hospital Regional Vinícius Conrado, em doação simultânea.

Todo o processo recebeu apoio do escritório local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Os produtos foram adquiridos junto aos produtores Manoel Gomes de Souza, da comunidade Deixa Falar, do Alto Rio Juruá, e José Francisco da Silva, da comunidade Seringal Gavião, do Baixo Rio Juruá. A doação a 547 pessoas, via CRAS Eirunepé, e à unidade hospitalar, foi de açúcar mascavo, mel de cana, farinha branca, farinha de milho, batata doce, cebolinha, abóbora leite e melancia. Esta foi a primeira aquisição do PAA 2023 no município.

O coordenador do PAA pela Sepror, Juliano Osawa, agradeceu o empenho de todos os órgãos envolvidos em mais esta ação, como Prefeitura Municipal e órgãos do estado, “que permitem executar este importante programa do Governo Federal em um período em que tanto agricultores como famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, passam também por um grave problema de estiagem que exige maior atenção com todos os municípios, conforme determinação do governador Wilson Lima”, disse.

Sobre o PAA

O PAA ampara a compra de mais de 70 produtos da agricultura familiar, entre hortifrúti, produtos processados, produtos de origem animal, pescado e/ou piscicultura. Cada produtor rural terá um limite de R$ 15 mil para fornecer os alimentos, via Termo de Adesão.

Com investimento na ordem de R$ 8,1 milhões, o PAA vai amparar produtores que foram afetados pela estiagem no estado. Ao todo, 1103 produtores rurais serão beneficiados de 56 municípios do Amazonas, conforme o resultado de edital publicado no dia 29 de setembro.