A ação tem como público-alvo estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil, que se destacam pelo espírito empreendedor e de liderança

FOTOS: Arquivo Pessoal

A estudante amazonense Maria Eduarda de Souza Mendes, de 18 anos, da Escola Estadual (EE) Vicente Telles de Souza, foi uma das selecionadas pelo programa “Jovens Embaixadores”, para participar de um intercâmbio cultural nos Estados Unidos da América (EUA). Ao todo, 46 estudantes da rede pública de todo o Brasil foram contemplados. 

O programa “Jovens Embaixadores” é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos EUA, e implementado pelo Grupo+Unidos.

O Programa que irá proporcionar a experiência de um intercâmbio de três semanas nos EUA, entre os dias 20 de janeiro e 4 de fevereiro de 2024, inclui várias atividades na programação, como participação de oficinas sobre liderança, reuniões com representantes do governo e visitas a escolas da região.

A estudante Maria Eduarda Mendes, que cursa a 3ª série do Ensino Médio, contou que  a experiência do programa vai contribuir para ampliar a sua visão de mundo, além de auxiliar para ampliar as habilidades de liderança dela .

“Estou muito ansiosa para ter um contato direto  com a cultura americana, participar dos projetos sociais e estabelecer conexões com os outros jovens embaixadores”, pontuou.

Jovens Embaixadores

O programa, que já levou mais de 700 estudantes brasileiros  aos Estados Unidos, seleciona, anualmente, jovens entre 15 e 18 anos. Entre os critérios de seleção estão o perfil de bom desempenho acadêmico, perfil de liderança, engajamento em ações de impacto e empreendedorismo social. 

Os selecionados, que representam todos os estados brasileiros, após uma breve passagem pela capital, Washington, serão divididos em grupos menores e cada um seguirá para uma das seguintes cidades: Kalamazoo, Michigan, Pensacola, Oklahoma, Flórida e Tulsa. Depois disso, nos estados-anfitriões, serão hospedados por uma família voluntária, tendo a oportunidade de vivenciar a cultura e o dia a dia dos americanos.

De acordo com a diretora da EE Vicente Telles de Souza, Márcia Regina, Maria Eduarda foi selecionada pela relevância do projeto desenvolvido na escola, o grêmio escolar. 

“O grêmio escolar participa das decisões da escola, atua nos processos de sensibilização, nas situações de conflitos. O grêmio é onde os alunos podem exercer seu protagonismo”, explicou a gestora.