O material é resultado de participações do órgão em projetos como o ProjeCAR, do Governo do Estado

Foto: Kézia Ferreira/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por intermédio de sua Gerência de Controle Agropecuário (Gecap), recebeu 20 nobreaks, 10 notebooks e 17 estações novas de trabalho. O material é resultado de participações do órgão em projetos como o de Cadastramento Ambiental Rural do Estado do Amazonas (ProjeCAR) e Paisagens Sustentáveis (ASL – Amazon Sustainable Landscapes), iniciativa financiada pelo Global Environment Facility (GEF).

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, falou sobre a importância dos projetos para o órgão. “Projetos como o ProjeCAR e Paisagens Sustentáveis exercem uma grande importância dentro do Ipaam, além do investimento material para o órgão esses projetos permitem que o serviço seja realizado com celeridade e eficácia”, afirmou Valente.

Das 17 estações de trabalho, dez são oriundas do ProjeCAR e sete do projeto ASL, do qual também vieram os notebooks. Os recursos do ProjeCAR já proporcionaram ao Ipaam a aquisição do servidor que mantém todo o Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Instituto.

A gerente de Controle Agropecuário do Ipaam, Maria Luziene Alves, comemora as oportunidades abertas nos projetos e pelo órgão cumprir com todas as metas exigidas.

“Se abre uma oportunidade de captar recursos para melhoria do nosso trabalho, seja em projetos nacionais ou internacionais, nós participamos. Apresentamos nossos projetos conforme as exigências de cada um e aguardamos a aprovação. Aprovados, os recursos vêm e nós passamos a buscar cumprir as metas para prestação de contas ao final, e temos tido êxito em todos”, comemora Luziene.

A Gecap é o setor responsável pelo monitoramento e análise dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR), no estado do Amazonas, e aguarda a liberação de novos recursos, para dar andamento à contratação da empresa vencedora da licitação que vai elaborar a Base Cartográfica do estado do Amazonas, item exigido na análise do CAR. Além da conclusão do processo licitatório que deve contratar uma empresa auxiliará na análise de mais 30 mil CARs de todo o estado, bem como a aprovação de um projeto para aquisição de drones, para monitoramento de projetos de recuperação de áreas degradadas e alteradas.