Com cinco temas, as rodas de conversa abordaram diferentes olhares sobre mulheres na ciência, nos espaços de decisão e construção social
A segunda-feira (04/12) foi de culminância pedagógica na Escola Estadual (EE) Profª Alice Salerno Gomes de Lima, na zona centro-sul de Manaus. Com o encerramento do projeto “Filosofia e Projeto de Vida (NEM): Uma possibilidade interdisciplinar”, um ciclo de palestras multidisciplinares, que acontece desde março deste ano, os alunos da 2ª série do Ensino Médio da instituição debateram, em cinco rodas de conversa, temas como participação feminina na ciência, acesso à educação e ao Ensino Superior, racismo e direitos humanos.
Sob orientação da professora de Filosofia, Samile Magalhães, docente da unidade de ensino, a iniciativa integra o “Projeto de Vida”, componente curricular recentemente aplicado, com a implementação do Novo Ensino Médio (NEM). De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse novo componente deve ser desenvolvido com questionamentos sobre as diferentes violências físicas e simbólicas, que se configuram diante das desigualdades sociais, étnicas e de gênero.
“Este primeiro ciclo de palestras nasce da demanda de algumas discentes por acolhimento. Questões de gênero, problemas afetivos, de saúde mental. Estamos tendo uma conexão muito legal com as meninas, as acompanho desde a 1ª série, então a gente percebe a mudança delas em relação a alguns temas sociais. Temas que elas se defrontam, muitas vezes, dentro das salas de aula”, destacou Samile Magalhães, que confirmou também o interesse massivo dos meninos durante as atividades.
Temas discutidos
Com variedade de abordagens, os temas das palestras foram: 1) “Direito dos Povos Indígenas durante o regime militar”; 2) “Até quando seremos Eco? Subordinação feminina através da personagem do mito de Narciso, a Ninfa Eco”; 3) “Prato Firmeza com o Projeto Cumbuca: Formação sobre Gastronomia e Periferia”; 4) “Engenharia em Foco: Estímulo à educação Pública e entrada na Universidade”; 5) “Filosofia e Projeto de Vida (NEM): Uma possibilidade interdisciplinar”.
Durante as atividades, o contato com o meio acadêmico, por meio de professores, alunos e pesquisadores foi constante. A última palestra, inclusive, foi apresentada também, na Semana de Filosofia, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) 2023.
Como desdobramento dos debates propostos, os diálogos também alcançaram as outras turmas da escola e viraram uma apresentação no Congresso Nacional de Educação (Conedu) 2023, com o tema “Redescobrindo Pioneirismos Feminino na Astronomia e na Filosofia”, em parceria com a discente da 3ª série, da unidade de ensino, Edla Dhully.
Social em foco
O circuito de debates sociais proporcionado pelo ciclo de palestra não foi a única iniciativa, neste sentido, desenvolvida na EE Alice Salerno. Com um histórico consolidado, a unidade de ensino já está na 6ª Mostra Literária e, este ano, o tema das atividades foi “Palavras que Movem a Floresta”, com objetivo de valorizar as histórias, costumes e formação do cidadão amazônida.
Participante nas duas iniciativas, a estudante Letícia Gabriela do Valle, 17, disse valorizar o perfil de debate proporcionado pela escola aos seus alunos.
“Essas iniciativas são totalmente positivas. Nós, alunos, temos diferentes aptidões e a escola tenta destinar uma iniciativa para cada uma delas. O ciclo de palestras me ajudou muito a me descobrir como pessoa, como mulher, com temas que precisamos tratar não somente por sermos mulheres, mas, também, por conhecermos outras mulheres”, compartilhou a discente.
A Escola Estadual Profª Alice Salerno Gomes de Lima atende a um total de 797 alunos do Ensino Médio, em 18 turmas.