Palestra promovida pela Sepror reuniu produtores interessados no aprimoramento técnico e prático na área da piscicultura

Foto: Isaac Maia/Sepror

No primeiro dia da 45ª Expoagro, um tema importante para o setor agropecuário foi destaque: a piscicultura. O curso “Iniciação à piscicultura”, foi promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), com palestra ministrada por especialistas da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror) e foi direcionado a produtores em busca de aprimoramento técnico e prático na área.

Segundo a Sepror, o curso realizado nas dependências do Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins foi para quem deseja ter uma visão abrangente e introdutória sobre as práticas, tecnologias e oportunidades no setor da aquicultura. Os tópicos abordados foram essenciais para aqueles que desejam iniciar ou aprimorar seus conhecimentos nesse ramo promissor da produção de alimentos.

Os assuntos abordados durante o curso foram: noções básicas sobre criação de peixes; instalações e estrutura necessária para uma piscicultura eficiente; principais espécies de peixes cultivadas na região e suas características; técnicas de manejo e alimentação dos peixes e aspectos legais e regulatórios da piscicultura.

Aproximadamente 40 produtores das Comunidades do Ramal do Brasileirinho, Puraquequara, Ramal Bela Vista, Ramal das Mulheres, Água Preta e Água Branca, participaram ativamente da capacitação, recebendo orientações de técnicos e profissionais especializados da Sepror. O evento foi uma oportunidade para a troca de conhecimento e experiências 

Para a engenheira de pesca da Sepa, Fernanda Pinheiro da Cunha, o curso visa instruir o produtor quanto ao primeiro espaço para iniciar nessa atividade econômica, que é a piscicultura. “Partindo desde a escolha da área, disponibilidade de água, a legalização ambiental, bem como até o momento que o produtor vai fazer a despesca, o curso de hoje deu várias instruções, onde o produtor pode buscar futuramente mais conhecimento, partindo do básico inicial”, afirmou a engenheira.

Antônio Carlos Serafim, um experiente piscicultor do ramal do Puraquequara, quilômetro 14 e com cinco anos de atuação no ramo, ressaltou a importância do curso para o aprimoramento das técnicas aplicadas em sua produção. “Eu já frequento a Expoagro há algum tempo e toda vez participo dos cursos. Nesses dias eu tive perda dos peixes, porque o tanque vinha secando por causa dos dias de calor e o curso vem oferecer essa capacitação para poder melhorar, ter conhecimento, aprender mais com as informações que contribuirão diretamente para aprimorar nossos métodos de criação”, disse o piscicultor.

A iniciativa da Sepror em promover a capacitação de produtores na Expoagro reforça a relevância de investir no conhecimento e na atualização técnica dos profissionais do setor agropecuário, impulsionando o crescimento sustentável da piscicultura na região.

Eventos como esse demonstram o compromisso do setor público em fornecer oportunidades para que produtores possam se capacitar e se manterem atualizados diante das demandas e desafios crescentes na produção de alimentos.