Entre os serviços ofertados estão a emissão e retificação de CPP’s e CAF’s, além de visitas técnicas a propriedades rurais

Foto: Divulgação/Idam

Desta terça-feira até a próxima quinta-feira (05 a 07/03), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realiza, em Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), um mutirão itinerante de regularização de documentos relacionados ao produtor rural, no qual também estão previstas visitas técnicas a propriedades rurais do município. A expectativa é que, durante a ação, até 180 famílias de cinco comunidades sejam beneficiadas com os serviços.

Coordenada pela Unidade Local (UnLoc) Idam/Manacapuru, a iniciativa, que percorrerá as comunidades Vila do Ema, Nossa Senhora do Carmo, Vila do Cuma, Santo Antônio e Quitanga, visa a emissão e renovação de Cartões do Produtor Primário (CPP) e Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF). “Em relação às visitas técnicas, elas ocorrerão para a coleta de coordenadas geográficas e registros fotográficos para a obtenção de informações sobre as atividades desempenhadas pelos trabalhadores na região”, disse o gerente da UnLoc, Amarildo Oliveira.

Oliveira destacou que durante a ação haverá, ainda, uma reunião com pescadores artesanais e, também, uma palestra sobre o acesso ao crédito rural, que será ministrada por técnicos da UnLoc. “O objetivo é preparar as comunidades para darmos continuidade aos projetos de crédito rural, pró-mecanização e pró-calcário”, destacou.

Foto: Divulgação/Idam

As comunidades nas quais será realizada a ação são destaques no cultivo de mandioca e a UnLoc Idam tem como proposta impulsionar a cultura na região, com o plantio de até 140 hectares de mandioca, em cada uma dessas localidades. “Por isso, a importância das visitas técnicas às propriedades”, concluiu o gerente.