As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.tjam.jus.br

Foto: Divulgação/Prodam 

Quais são as principais ameaças para governos na área da segurança digital? Lilian Gibson, gerente de qualidade e segurança da informação da Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) vai responder essa e outras questões sobre ameaças cibernéticas no evento “Diálogos Interinstitucionais sobre Privacidade e Segurança Digital”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), nos dias 11 e 12 de abril.

A especialista na Prodam será uma das participantes do Painel “Privacidade digital: um mito?” Ela vai apresentar a palestra “Ameaças Cibernéticas 2023/2024” e compartilhar sua experiência como coordenadora do Grupo de Trabalho de Segurança da Informação (GT-SI) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC).

“Vamos apresentar um panorama geral das ameaças cibernéticas que rondaram os órgãos de governos em 2023 e as tendências previstas pelos especialistas para o ano de 2024. Além disso, vamos abordar como essas ameaças têm impacto, no dia a dia dos governos e consequentemente, na vida do cidadão”, falou Lilian.

O evento

O encontro “Diálogos Interinstitucionais sobre Privacidade e Segurança Digital” é organizado pelo Comitê Gestor de Segurança da Informação e Proteção de Dados do TJAM e tem o objetivo de reunir representantes de órgãos públicos para debater e discutir a importância e a aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n.º 13.709/18). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.tjam.jus.br.

O evento inicia, no dia 11 de abril (quinta-feira), às 14h, com a apresentação de temas institucionais do TJAM e de órgãos convidados, incluindo a Autoridade Nacional de Proteção de Dados; Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM); Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM); Governo do Estado do Amazonas; Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM) e a Prodam.

Em seguida, a palestra “Novos Desafios da Autoridade Nacional de Proteção de Dados”, será proferida por Waldemar Gonçalves Ortunho Júnior. Logo após, será a vez do 1.º Painel: “Desafios e estratégias na implementação da LGPD: Perspectivas Interinstitucionais”, que terá como mediadora a desembargadora Vânia Marinho.

No segundo dia, o evento tem continuidade com o 2.º Painel intitulado “Privacidade digital: um mito?”, que além da especialista da Prodam contará com representantes da Polícia Federal, OAB e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Lilian Gibson – é Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É funcionária da Prodam há 27 anos, onde já exerceu diversos cargos de liderança. Desde dezembro de 2015 Coordena o Grupo de Trabalho Segurança da Informação da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) e o Subgrupo de Segurança Cibernética do Grupo de Transformação Digital da ABEP-TIC/GTD.GOV.