Nesta quarta-feira, 1º de maio, em que se celebra o Dia do Trabalhador, a data reforça conquistas e superações de profissionais em suas diferentes atuações na sociedade. Esse é o caso do fisioterapeuta Yan de Albuquerque e da assistente social Germana Aguiar, que fazem parte de diferentes secretarias do Governo do Amazonas e desenvolvem seus trabalhos no dia a dia com o mesmo propósito: ajudar as pessoas a terem qualidade de vida e mais dignidade.
FOTO: Antonio Lima e Mauro Neto/Secom
O fisioterapeuta Yan de Albuquerque atua desde o início do Programa RespirAR da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), internalizou o sentimento de gratidão pelo fato de auxiliar várias famílias na melhoria da saúde para o retorno de suas atividades básicas no cotidiano.
“É muito gratificante fazer parte de um programa tão importante, de poder melhorar a saúde dessas pessoas e devolvê-las com condições rápidas para suas atividades básicas de vida diária”, declara o fisioterapeuta.
FOTO: Antonio Lima e Mauro Neto/Secom
O programa RespirAR já realizou mais de 387 mil atendimentos, desde 2021, beneficiando mais de 75 mil amazonenses, com altas de 37.269 pacientes após tratamentos especializados. O programa atua em 15 núcleos espalhados por Manaus. O RespirAR é reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem sido ferramenta de reabilitação para diversas patologias, com atendimento fisioterapêutico cardiorrespiratório, ortopédico, neurológico, além de acompanhamento com profissionais de educação física nas aulas de pilates solo, mobilidade articular, funcional e exercícios aeróbicos.
Dignidade
A assistente social Germana Aguiar atua na gerência do setor social da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) há mais de 20 anos. Em meio às rotinas administrativas e às entregas de unidades habitacionais por parte do Estado, ela afirma que todos os dias sai de casa com a missão e o compromisso de realizar sonhos.
“É transformador acompanhar e viver essa história. Eu acordo todos os dias para trabalhar com muita dedicação, compromisso e esperança em ajudar as famílias nos sonhos da casa própria”, afirma a assistente social.