Os copos distribuídos durante a Ação Água nas Torcidas são reaproveitados gerando renda extra para os trabalhadores

Foto: Evandro Seixas

A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), continua apostando na preservação do meio ambiente também durante a realização do 57° Festival de Parintins. Por meio de parcerias firmadas com associações de reciclagem do município, a companhia vem promovendo ações de sustentabilidade, a partir da assinatura de um termo de cooperação técnica para reciclar os copos que são usados e descartados na campanha ‘Água nas Torcidas 2024’.

A parceria é feita pelo segundo ano consecutivo com a Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin).

A Cosama também também se associa a outras ações, como o ‘Recicla, Galera’, promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), onde é feito o recolhimento e descartes desses materiais por meio das associações que estão presentes no espaço juntamente com as equipes envolvidas.

Foto: Evandro Seixas

De acordo com a gerente de Responsabilidade Socioambiental, Soraya Martins, a Cosama constantemente vem fortalecendo seu compromisso socioambiental, realizando parcerias com cooperativas de materiais recicláveis.

“A companhia tem realizado nos últimos anos parcerias importantes e necessárias com cooperativas de catadores de resíduos recicláveis em Parintins somando com ações, como o Recicla Galera, que promove a sustentabilidade, incentivando o público em geral a preservar o meio ambiente e manter a cidade limpa”, destacou Martins.

Foto: Joyce Belleza

A geração de emprego e renda no período do festival a trabalhadores autônomos, soma com o sustento de várias famílias, como destaca a presidente da Ascapin, Marcivone de Seixas.

“Essa parceria que temos com a Cosama desde o ano passado, de recolher as embalagens dos copos distribuídos com água no festival, filas e nas ruas, e que vai ser destinado para associação, é uma renda a mais que chega a somar com o sustento de várias famílias através de um ganho melhor. Só tenho a agradecer por essa grande parceria, e o maior beneficiado sempre será o meio ambiente”, destacou Seixas.