Equipamentos movidos a energia solar e o desafio do boi que irá gerar mais energia limpa fazem parte da ação

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig-AM), instalou equipamentos movidos à energia captada por placas solares em locais estratégicos, como Praça da Catedral e Bumbódromo, para que os visitantes e parintinenses que irão visitar a ilha aproveitem, também, para utilizar energia limpa e sustentável. E o diferencial dessa edição é o Desafio das Torcidas, onde torcedores de cada boi poderão gerar energia cinética e, ao final do festival, saber qual boi gerou mais energia limpa.

A Estação Solar, localizada na Praça da Catedral, é um ambiente instagramável, com placas solares no teto e equipada com tomadas USB para carregamento de equipamentos eletrônicos. A energia gerada pelas placas tem a capacidade de aproximadamente 900 carregamentos por dia. Também foram instalados totens para carregamentos de equipamentos eletrônicos, quatro no Turistódromo e dois no 7º andar do Bumbódromo. Os totens, que trazem um formato inspirado na torre da catedral, dispõem de tomadas USB e suas baterias internas são carregadas por placas solares instaladas na Praça da Catedral e no teto do Bumbódromo.

A atração mais procurada é o Desafio das Torcidas, também localizada no Turistódromo, onde foram instaladas duas bicicletas em que torcedores do caprichoso e garantido irão se desafiar para ver quem gera mais energia cinética através das pedaladas. O vencedor ganhará um brinde, mas todos que participarem irão ganhar picolé de açaí. Todos os dias serão divulgadas as parciais e ao final do festival saberemos qual torcida gerou mais energia limpa.

Para o secretário da Semig, Ronney Peixoto, essa ação é uma forma de mostrar que podemos ser sustentáveis através da energia solar. “O Governo do Amazonas trata com muita seriedade a questão da sustentabilidade ambiental e, por isso, nós estamos aqui para mostrar para os turistas e brincantes que aqui também é possível praticar sustentabilidade através da geração de energia limpa”, disse ele.

Os equipamentos localizados no Turistódromo seguem o horário de funcionamento da praça: dos dias 26 a 29, das 9h às 17h30, e no dia 30, das 9h às 16h. E as torres de carregamento instaladas no Bumbódromo, funcionarão durante a noite dos dias 27 a 30, na festa dos visitantes e apresentação dos bois.