A estrutura foi inaugurada, nesta terça-feira, pelo governador Wilson Lima

Foto: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom

O sentimento é de alegria e de gratidão na vida dos alunos da primeira unidade da Escola da Floresta, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus). A estrutura foi inaugurada, nesta terça-feira (16/07), pelo governador do Amazonas Wilson Lima.

A Escola Estadual da Floresta (EEF) José Loureiro da Silva tem capacidade de atendimento de 200 alunos, e está localizada na comunidade Bom Jesus do Angelim, onde moram famílias que vivem da agricultura sustentável. Esse modelo tem o objetivo de transformar unidades de ensino em espaços de gestão democrática e de respeito à diversidade sociocultural, a partir de modelos de sustentabilidade socioambiental.

O governador Wilson Lima, destacou a ampla grade curricular que os alunos terão acesso na nova unidade. “Nesta escola, temos os conteúdos regulares, por exemplo, matemática, português, geografia, mas todos voltados para a questão da sustentabilidade. E também nós estamos implementando uma atividade de empreendedorismo, e nessa escola especificamente nós vamos implementar uma atividade de produção de mel a partir de abelhas sem ferrão. E isso é importante porque as crianças podem replicar para as suas residências e também complementar a renda da família”, ressaltou.

Foto: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom

A aluna Elisandra da Silva, 18, está no terceiro ano do ensino médio. Ela vai fazer o vestibular para enfermagem, neste ano, e afirma que a escola vai ajudá-la na sua preparação, assim como na vida de outros jovens.

“É importante não só para mim, que estou finalizando, mas para os que estão começando o primeiro, o segundo, e vão finalizar também o terceiro ano. Acho muito importante pelo fato de não ter aquela dificuldade de ter que ir para outra cidade para estudar, aprender, ter o aprendizado que precisa”, declarou.

A estrutura da unidade de ensino conta com salas de aula, de leitura, laboratório de robótica (Espaço Maker), entre outros. O aluno Alessandro Moraes, 14, está no 9⁰ ano, e ficou grato pelas novas abordagens no aprendizado.

Foto: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom

“Vai ser muito bom para nós, e para o nosso futuro. Eu me sinto muito alegre por estudar aqui. Foi muito bom o governo ter feito essa escola maravilhosa para nós”, afirmou.

Além de ofertar a matriz curricular e pedagógica de tempo integral específica, a unidade também oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O aluno Roselis Nascimento, 40, é estudante do EJA, e disse que a estrutura abriu as portas de boas perspectivas para seu futuro.

“Essa Escola da Floresta significa tudo para nós. Agradecemos ao governador por ter mandado fazer. Quem mora aqui na região se sente muito feliz por essa obra maravilhosa, e eu me sinto honrado por essa oportunidade”.

Foto: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom

Modelo sustentável

O projeto Escola da Floresta integra o Programa “Educa+Amazonas”, lançado, em 2021, pelo governador Wilson Lima.

O modelo foi projetado para ter baixo impacto ambiental, contando com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), painéis de captação de energia solar, sistema de captação e águas pluviais, uso de madeira de manejo florestal sustentável, sistema de ventilação natural, ampla acessibilidade, estilo modular e de fácil manutenção.

“É um dos projetos mais ousados de governo na gestão do governador Wilson Lima, no sentido de apresentar para a comunidade todo esse conceito de sustentabilidade, trazendo essas experiências no sentido de que as pessoas não vão precisar sair da sua comunidade para que venham adquirir esse conhecimento voltado para a preservação”, disse a secretária de estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça.