A integração ocorre desde o lançamento da Arpão 1, em 2020
Foto: Mauro Neto/Secom
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou a manutenção do destacamento policial da Força Nacional (FN) na Base Fluvial Arpão 1 e autorizou o envio de novo efetivo para fortalecer as ações na Base Fluvial Arpão 2, localizadas em Coari e em Barcelos, respectivamente.
Os militares já atuavam de forma integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros (CBMAM) e Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), desde o lançamento da primeira unidade fluvial, em agosto de 2020.
A prorrogação foi publicada na terça-feira (16/07), no Diário Oficial da União (DOU), e foi assinada pelo Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. O pedido foi encaminhado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP) e é realizado a cada 90 dias, período máximo em que é autorizada a permanência da Força Nacional em cada localidade.
Os militares da FN trabalham em apoio às polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM), que atuam de forma integrada nas unidades fluviais em conjunto com o Corpo de Bombeiros (CBMAM), Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e Marinha do Brasil.
As equipes trabalham diuturnamente nas abordagens às embarcações que navegam pelas calhas dos rios Solimões e Negro, no combate aos crimes de narcotráfico, biopirataria, ambientais, dentre outros. Além de fortalecer as ações ostensivas e preventivas às comunidades ribeirinhas nas cidades de Coari e Barcelos e municípios adjacentes.