Ferramenta reúne informações estratégicas, permitindo que os gestores de saúde tomem decisões rápidas e assertivas

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) apresentou, em reunião realizada nesta quinta-feira (08/08), o projeto de implantação do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS (Cieges) no Amazonas. O projeto, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), tem como objetivo reunir informações, nacionais e locais, por meio da coleta, análise e interpretação de dados relevantes, permitindo que os gestores de saúde tomem decisões rápidas e assertivas.

Na apresentação aos gestores do órgão, a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, explicou que o projeto está em fase de implementação no Amazonas. A titular da SES-AM destacou que, com o Cieges, a saúde passará a trabalhar com uma metodologia avançada, com informações que reflitam a singularidade e as potências da região, promovendo uma abordagem mais efetiva e eficaz no processo de providências baseadas em evidências.

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

“O Cieges oferecerá um monitoramento completo da situação da saúde no Estado. Com o Centro, daremos um passo estratégico para unificar e fortalecer as capacidades de análise e gestão de dados dentro do sistema público de saúde do Amazonas”, declarou.

O Cieges, segundo ela, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de processos de monitoramento, avaliação e análises, tudo de forma automatizada, seguindo a lógica de tempo de resposta adequado.