Aplicada pela Secretaria de Educação, a avaliação tem como objetivo produzir um painel da educação do estado
Estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas participam da segunda janela de aplicação da Avaliação de Verificação da Aprendizagem do Amazonas (Avam), em 2024, que tem como base as Matrizes de Referência de Língua Portuguesa e Matemática utilizadas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A primeira prova de 2024 aconteceu em abril. A segunda nesta terça-feira (13/08) e vai até o dia 19 de agosto, com mais de 119 mil alunos participantes.
Aplicada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar desde 2020, a Avam visa avaliar o desempenho dos estudantes e produzir um painel da educação do estado. Neste ano, alunos dos 2º, 4º e 8º anos, do Ensino Fundamental, e da 2ª série, do Ensino Médio, realizam a prova.
“A proposta dessa avaliação é verificar as dificuldades de aprendizagem de todos os alunos dessas séries, a fim de subsidiar a Secretaria de Educação e demais educadores com essas informações, para que as escolas consigam trabalhar suas intervenções antes do final do ano letivo”, esclareceu o gerente da Gerência de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho (Gaade), Murilo Robert.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
As provas são aplicadas nas escolas dos 62 municípios do Amazonas, sendo 223 unidades participantes na capital e 370 no interior. Os resultados adquiridos são condensados em relatórios produzidos pela ferramenta “Power BI”. Por meio de diversos filtros, os percentuais de erros e acertos na Avam são subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas.
“Após esse diagnóstico, nós podemos trabalhar onde é que estão as dificuldades e lacunas que precisam ser trabalhadas. É uma forma positiva, tanto no campo do processo de ensino e aprendizagem para os alunos, quanto para os professores”, afirmou a gestora da Escola Estadual (EE) Waldemiro Peres Lustoza, Rita de Cássia Oliveira, durante a aplicação das provas para o 8º ano, na unidade.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Preparatório
Para o aluno Karlos Rhuan Ferreira Farias, que fez vários simulados na escola para se preparar para o momento da avaliação, a Avam é necessária para que os estudantes possam se preparar para avaliações futuras, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Eu acho importante a gente ter esse tipo de prova aqui na escola, para que possamos nos preparar para o Enem e para outras avaliações futuras, que possam mudar nossa vida”, declarou o discente.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A Avam é elaborada a partir de uma Matriz de Referência, embasada na proposta curricular do estado, vigente no ano de aplicação e de acordo com as demandas de cada período letivo. No ano de implantação, por exemplo, a finalidade da prova foi avaliar o alcance do Projeto Aula em casa; nos anos posteriores, assumiu a missão de acompanhar o desempenho dos alunos nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.