Além de reassentar famílias de áreas de risco, o programa oferece capacitações para promover o crescimento profissional

Foto: Michael Santana

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas e a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FuNAti) discutiram, nesta terça-feira (13/08), ações em parceria, com foco na capacitação. A reunião, que contou com a presença do secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, e do diretor-presidente da Funati, Euler Ribeiro, tratou acerca da oferta de cursos voltados para idosos beneficiários do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin)+.

De acordo com Marcellus Campêlo, a iniciativa integra as ações de capacitação previstas no programa, que desempenham um papel fundamental no progresso econômico dos moradores. Além de reassentar as famílias beneficiadas, o Prosamin+, que é executado pela UGPE, oferece oportunidade de crescimento profissional aos beneficiários, contribuindo para geração de emprego e renda. O objetivo é incentivar os moradores das áreas do Prosamin+ e do entorno a se aperfeiçoarem.

“Estamos trabalhando em um termo de cooperação técnica com a FuNAti, para capacitação e atendimento aos nossos beneficiários do programa. Pretendemos, ainda, estender as atividades aos beneficiários do Programa de Saneamento Integrado (Prosai), de Parintins”, afirmou Campêlo.

Foto: Michael Santana

O diretor-presidente da FuNAti, Euler Ribeiro, destacou o compromisso do Governo do Amazonas em promover ações voltadas para a população idosa.

“Essa parceria nos permite utilizar os espaços que o Prosamin está construindo, para que possamos estabelecer um núcleo da FuNAti dedicado a atender os idosos que fazem parte desse sistema de moradia oferecido pelo Governo do Estado”, concluiu.

A FuNAti é centro de referência de ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde voltados para questões inerentes ao envelhecimento e formação de recursos humanos especializados na área de Gerontologia e Saúde do Idoso.

Foto: Michael Santana

Cursos

As capacitações no Prosamin+ são oferecidas de acordo com as demandas da comunidade da área em que o programa atua. O Prosamin+ já disponibilizou treinamentos para funções como atendente de farmácia, assistente administrativo, recepcionista, conferente de mercadorias, estoquista, almoxarife, operador de caixa, repositor de mercadoria, manutenção de condicionadores de ar, informática básica, barbeiros, tranças e penteados, maquiagem, extensão de cílios e instalações elétricas.