No total, 12 cidades do Amazonas serão contempladas com sistemas de coleta e tratamento de água

Foto: Alex Pazuello/Secom

O governador Wilson Lima assinou, na quarta-feira (28/08), um convênio com o Ministério das Cidades (MCID), do Governo Federal, para a implantação do sistema simplificado alternativo de coleta e tratamento de água, o projeto Água Boa, em 25 comunidades rurais na capital e 11 cidades do interior. O objetivo é melhorar o acesso à água potável nessas regiões. O valor total dos recursos é de R$ 4,9 milhões.

“Nós estamos indo para aquelas comunidades onde as famílias têm dificuldade de ter acesso à água potável. Estamos fazendo um trabalho de reformulação desse projeto. Assim, ampliamos e começamos a realizar, junto com esses sistemas, a perfuração de poços profundos para que, em momentos como o da estiagem, a comunidade não fique desabastecida”, afirmou Wilson Lima.

Foto: Alex Pazuello/Secom

Os projetos foram apresentados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) no segmento de Abastecimento de Água Rural, no âmbito do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, que engloba um conjunto de políticas com a prioridade de realizar investimentos públicos.

“Nós estamos em um estado que tem a maior quantidade de água doce do mundo e, mesmo assim, temos uma parte da população que ainda não tem acesso à água potável. Estamos combatendo esse descaso de muitos anos, porque este é o governo que mais olha para aquelas pessoas que foram esquecidas”, disse o secretário da Sedurb, Fausto Júnior.

Foto: Alex Pazuello/Secom

Comunidades beneficiadas

Os sistemas serão instalados em 25 comunidades de 12 cidades do Amazonas, sendo elas: Novo Brasil e Ilha Aranatuba, em Anamã; São Francisco de Assis, no município de Careiro da Várzea; Costa do Jatuarana, em Manaus; Fazenda Maguari, Vila Nova e Fortaleza, em Maraã; São Rafael, Santa Cruz e São Gabriel, em Atalaia do Norte; Novo Porto Lima e Prosperidade, em Benjamin Constant; Amapá de Baixo, em Carauari; Tupy I, no município de São Paulo de Olivença; Macapá e Baturité, em Tapauá; São Sebastião do Corocoro e Sagrado Coração de Jesus – Aduacá, em Nhamundá; Nossa Senhora das Graças – Paraná Limão de Cima e Cajual, em Parintins; Limeira, Praia de Fátima, Vila Nova, Teresina III e Bom Futuro, no município de Tabatinga.

Projeto Água Boa

Idealizado e implementado em 2019, o projeto Água Boa conta com unidades implantadas pela Defesa Civil do Amazonas e pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama). Atualmente, 549 sistemas já foram instalados em 52 municípios do estado, beneficiando mais de 160 mil pessoas.

Os sistemas de abastecimento de água incluem duas caixas d’água com purificadores projetados para eliminar impurezas, bactérias e outros contaminantes da água, garantindo que os moradores tenham acesso a água limpa e segura para consumo diário. Cada sistema pode atender até 1.000 pessoas por dia.