A atividade aconteceu neste sábado (31/08), no bairro Grande Vitória, zona Leste de Manaus

Foto: Divulgação/Idam

Neste sábado (31/08), o Instituto Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participou da 13ª edição da ação “Governo Presente”, com a entrega de 26 documentos a produtores rurais de Manaus e a distribuição de 100 kits de sementes de hortaliças. A atividade, que é uma iniciativa do Governo do Amazonas, aconteceu no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Gomes do Livramento, no bairro Grande Vitória, zona Norte de Manaus.

Entre os documentos entregues pelo Idam estavam 24 Cartões do Produtor Primário (CPP), um Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e um Cadastro Ambiental Rural (CAR). Viabilizados pelo instituto, o CPP, CAR e CAF são indispensáveis para o exercício das atividades desempenhadas por agricultores familiares, pescadores artesanais e demais trabalhadores rurais amazonenses, que, devidamente regularizados, têm acesso a políticas públicas e crédito rural, por exemplo.

Foto: Divulgação/Idam

Já nos kits entregues ao público constavam sementes de alface, coentro, maxixe, cebolinha, pepino, couve e pimenta de cheiro. Durante a ação, técnicos do instituto também orientaram o público em relação aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) ofertados nas 75 Unidades Locais (UnLoc) e postos avançados próprios.

“Mais um sábado que o Idam participa do Governo Presente, que tem como missão levar os nossos serviços para mais próximo da população. Além da entrega de documentos, o Idam trouxe 100 kits de sementes para distribuir aos agricultores familiares da zona leste e incentivar a produção rural”, destacou a diretora de Ater do Idam, Nadiele Pacheco.

A agricultora Iolene Laborda, 65, foi uma das beneficiadas desta edição do Gober com a entrega do seu Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). “Trabalho há muitos anos com o cultivo de hortaliças no ramal da 14, no Puraquequara, e o CAF vai me ajudar a aumentar e melhorar a minha produção e renda”, disse a produtora rural.