Evento acontecerá em outubro, visando aprimorar os conhecimentos de profissionais e estudantes da área na gestão de Recursos Hídricos
FOTO: Noir Miranda e Divulgação/Sema
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema) promoverá, de 1º a 23 de outubro, uma série de cursos gratuitos, durante a “Jornada de Capacitação em Recursos Hídricos”. As capacitações serão voltadas para os integrantes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Segreh/AM) e, também, para a sociedade civil. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pela internet.
O trabalho visa fortalecer o conhecimento e aprimorar as práticas de gestão integrada dos recursos hídricos. A jornada de 15 dias acontecerá na sede da Sema, localizada na avenida Mário Ypiranga, nº 3.280, Parque 10 de Novembro, zona centro-oeste de Manaus, com o objetivo de tratar de assuntos essenciais para a manutenção e preservação dos recursos hídricos no estado.
“Estas atividades fazem parte do compromisso com o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão da Água (Progestão) em seu 3º Ciclo, visando atender a meta de Capacitação em Recursos Hídricos. Os ministrantes dessas capacitações são especialistas, mestres e doutores que já têm uma grande vivência na pauta, e total propriedade no assunto”, explicou o assessor técnico e ponto focal do programa, Eugênio Batista.
As capacitações serão realizadas em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Serão ministrados quatro cursos: “Lei das Águas”, “Instrumentos para Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Amazonas”, “Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos, Perfuração de Poços e Licenciamento” e “Alternativas Organizacionais para a Gestão dos Recursos Hídricos”.
Sobre os cursos e inscrições
A Jornada de Capacitação será aberta com o curso “Lei das Águas”, de 1º e 4 de outubro. Os participantes vão entender como aplicar a legislação relacionada à gestão e proteção dos Recursos Hídricos, oferecendo uma compreensão detalhada das normas e políticas que regulam o uso, a conservação e a qualidade da água.
O objetivo é capacitar os profissionais a assegurar o cumprimento da lei e promover práticas sustentáveis na gestão hídrica e áreas afins. Para participar, é preciso realizar a inscrição gratuita pelo formulário: https://forms.gle/yKNX5gKrvNsH8LXx9.
E o curso “Instrumentos para Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Amazonas”, a ser ministrado entre os dias 8 e 10 de outubro, tem abordagem focada na região Amazônica, desde a análise de bacias hidrográficas até a aplicação de políticas públicas.
As aulas fornecerão ferramentas práticas para melhorar a qualidade da água, por meio do conhecimento, prevenção de conflitos e promoção do desenvolvimento sustentável. As inscrições podem ser feitas no link https://forms.gle/CjVk6Ls3khKDLYGSA.
O terceiro curso será sobre “Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos, Perfuração de Poços e Licenciamento”, ministrado entre 14 e 18 de outubro. A proposta é uma compreensão aprofundada dos processos legais e técnicos necessários para a obtenção de outorgas para perfuração de poços e licenciamentos ambientais.
Os participantes, após a capacitação, poderão garantir que projetos estejam em conformidade com a legislação vigente, prevenindo problemas ambientais e legais. Interessados devem preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/DHHR6fUmYvCXG2418.
O último curso, “Alternativas Organizacionais para a Gestão dos Recursos Hídricos”, será oferecido entre 21 e 23 de outubro. Seu cronograma visa explorar diferentes modelos e estratégias organizacionais que podem ser aplicados para otimizar a gestão da água, adaptando-se às necessidades e contextos específicos.
Os participantes aprenderão a implementar soluções inovadoras e eficazes, promovendo a sustentabilidade e a gestão integrada dos recursos hídricos. A inscrição para esta capacitação deve ser feita pelo formulário: https://forms.gle/U5gFV42ckem3fGZi6. Para inscrever-se neste curso, é necessário ter completado o curso “Lei das Águas”.