A certificação confirma a qualidade dos serviços de processamento do sangue

FOTO: Rafael Marques e Leonardo Mota

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) teve a certificação da ISO 9001, versão 2015 renovada. Certificada desde 2001, a Fundação Hemoam mantém a credibilidade sobre a qualidade dos serviços de hemoterapia que incluem a captação de doadores de sangue, triagem e coleta de sangue.

A certificação também abrange a preparação das bolsas, testes sorológicos e todos os processos do sangue antes da distribuição para as unidades de saúde tanto da capital quanto do interior.

A confirmação da renovação da certificação ISO 9001 aconteceu após dois dias de auditoria externa ocorrida nos dias 23 e 24 de setembro.
“Isso demonstra que nossos processos estão alinhados com a qualidade e com o que a legislação de segurança e vigilância exigem. Para nós é um sentimento de orgulho e de dever cumprido”, disse a diretora-presidente, Socorro Sampaio, após receber a avaliação dos auditores.

A auditoria externa para manutenção da ISSO acontece anualmente. A avaliação aconteceu in loco pelos auditores Manuel Belém e Rafael Brito.

FOTO: Rafael Marques e Leonardo Mota

ISO 9001

O Hemoam conquistou a ISO 9001 pela primeira vez em 2001, quando se tornou o 3º Hemocentro certificado no Brasil, além de se tornar o primeiro órgão de saúde pública do Amazonas a receber esta certificação de qualidade.

A ISO 9001 estabelece requisitos mínimos para a gestão da qualidade de uma instituição. A norma internacional tem como base a melhoria contínua, o foco no cidadão e a motivação dos servidores.

Para obter a certificação, uma instituição deve cumprir os requisitos da certificadora e das legislações vigentes, por meio de melhorias contínuas.