Até o momento, são 41 medalhas conquistadas pelos atletas do Amazonas. As disputas se encerram nesta quarta-feira (02/10)

Foto: Luiggi Bacelar / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Em sua reta final de competição, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) iniciaram seu último bloco de disputas, com as modalidades de natação, ciclismo e ginástica artística. Até o momento, são 41 medalhas conquistadas pelos atletas do Amazonas. As disputas no JEBs 2024 se encerram nesta quarta-feira (02/10).

E nesta terça-feira (1º/10), o desafio da atleta Pietra Fidelis, 14, aluna da Escola Estadual (EE) Coronel Pedro Câmara, foi no ciclismo. Por influência da sua mãe, Pietra é natural do mountain bike no ciclismo, mas realizou provas completamente diferentes. No JEBs, as modalidades de disputa são o “sprint”, o “circuito” e o “contra o relógio”.

“São provas diferentes do que estou acostumada, mas eu treinei muito nos últimos meses para estar aqui e acredito que o esforço pode me recompensar. Estou muito feliz por representar meu estado aqui em Recife”, ressaltou Pietra, que participa do seu primeiro JEBs.

Foto: Luiggi Bacelar / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

O JEBs é um evento organizado pela CBDE. No nível do desporto escolar, é a maior competição nacional no calendário. Neste ano, são 17 modalidades e mais 5 mil atletas em participação. O Amazonas tem representantes em todas as modalidades.

Classificação memorável

Na natação, a atleta Julia Sofia Gonçalves, 14, da EE Antônio Maurity Monteiro Coelho, estreou no JEBs depois de se destacar nos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), quando venceu, por 34 centésimos, Adriele Marcela da Cruz, a então campeã do Campeonato Brasileiro de Natação de Inverno.

“Eu me classifiquei nos 50 e 100 metros peito, e estou um pouco nervosa e também ansiosa para esse JEBs. Mas também estou muito animada, tem sido uma experiência incrível essa vinda para cá e espero retornar com medalhas”, destacou Julia Sofia.

Foto: Charles Badr / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Quadro de medalhas

O Amazonas agora tem 41 medalhas no JEBs 2024, com 14 ouros, seis pratas e 21 bronzes. Os números aumentarão nesta terça-feira, tendo em vista a estreia dos atletas na natação, ginástica artística e ciclismo. Outras esperanças de medalha são as semifinais femininas e masculinas no badminton e no basquete masculino.

Em 2023, a delegação amazonense voltou para o Amazonas com 42 medalhas, número que será ultrapassado em 2024, já que as semifinais no badminton garantem medalhas, por conta dos dois terceiros colocados. A expectativa, agora, é por conta da cor da medalha.

Atletismo: Heloá Cordovil, prata no arremesso de peso e no lançamento do martelo; Dean Santos, ouro no lançamento de disco, série Prata

Atletismo Adaptado: Maria Clarice Bentes, ouro na série Prata no salto adaptado; Shayla Wadressa, ouro na série Bronze no arremesso de peso e Cristian Souza, prata na série Bronze nos 80 metros

Handebol: Ouro na série Bronze com a Escola Municipal Charles Garcia, handebol masculino

Judô: Ana Eloíze Almeida, bronze na série Ouro; Ryan Delrikson, prata na série Bronze; Guilherme de Souza, bronze na série Bronze; André Vinicius Amora, bronze na série Bronze e Adenílson Muniz, bronze na série Bronze

Karatê: Ana Carolyne Bezerra, ouro na série Ouro; Julia Raizel, bronze na série Ouro; Kaiane Lucena, ouro na série Prata; Isabella Paiva, ouro na série Prata; Yudi Taquita, bronze na série Prata; ouro na classificação geral feminina série Prata e bronze na classificação geral feminino série Ouro.

Foto: Charles Badr / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Taekwondo: Sarah Carneiro, bronze na série Ouro; Paulo Victor Lima, bronze na série Ouro; Rafaela Coelho, ouro na série Prata; Sara Albuquerque, ouro na série Bronze; Dreykson Gabriel, bronze na série Bronze e Maria Elitia, bronze na série Bronze

Tênis de Mesa: Argemiro Figueiredo, bronze na série Ouro; e Felipe Lopes, bronze na série Prata; bronze na classificação geral masculino, série Ouro e bronze na geral masculino, série Prata

Wrestling: Ester Vitória, ouro na série Ouro; Iolanda Torres, bronze na série Ouro; Kelly Lares, bronze na série Ouro; Sthefanny Guedes, ouro na série Prata; Dylan Lares, prata na série Prata; João Marcos, bronze na série Prata; Guilherme Oliveira, bronze na série Prata; Ana Carolina Prestes, bronze na série Prata; Gustavo Costa, ouro na série Bronze e, no feminino por equipes, prata na série Ouro e bronze na série Prata.