Foram oferecidas consultas com especialistas, exames e orientações de promoção à saúde e do setor de Ouvidoria
Neste sábado (27/07), na 9ª edição do Governo Presente, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou mais de 1.240 atendimentos, entre consultas com especialistas, exames e orientações de promoção à saúde e do setor de Ouvidoria. A ação ocorreu na Escola Estadual José Bernardino Lindoso, no bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus, foi criada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, com o objetivo de levar serviços públicos estaduais para mais perto da população.
A SES-AM, segundo a secretária da pasta, Nayara Maksoud, ofereceu um pacote de serviços em saúde à comunidade. Para esta edição, foram disponibilizadas consultas em seis especialidades, entre clínica geral, ortopedia, dermatologia, cardiologia, urologia e oftalmologia. Exames de glicemia e aferição de pressão também foram ofertados, além do setor de Ouvidoria, que realizou atendimentos referentes às demandas da população relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), sobre consultas e exames.
“A Secretaria de Estado de Saúde participou da 9ª edição do Governo Presente com um elenco de ações voltadas aos moradores daquela área, bem como com informações para promover ações de prevenção e cuidados a saúde”, ressaltou.
Na promoção à saúde, a SES-AM realizou orientações sobre saúde bucal para crianças, saúde da mulher, com dicas sobre prevenção ao câncer de mama e a importância de fazer o preventivo, dicas de como manter uma boa alimentação e, também, o serviço de atualização cadastral.
“Nós também trouxemos a Ouvidoria para que o cidadão da zona norte pudesse ter mais informações de como buscar os serviços de saúde, no local correto. É a saúde presente, transformando a vida das pessoas”, disse Nayara Maksoud, ressaltando que, ao todo, 51 profissionais da saúde participaram dos trabalhos oferecidos à população durante a execução do Governo Presente.
Quem aproveitou a oportunidade e participou da ação foi o autônomo Eriton Smith, que recebeu atendimento pelo médico urologista. “O Governo está de parabéns. Foi muito rápido, eu fui bem atendido. Já resolvi e já vou fazer meus exames”, declarou.
Já a moradora do bairro Novo Aleixo, Naide Pereira Lisboa, falou da facilidade em receber atendimento com médico especialista, principalmente em um sábado.
“Eu achei ótimo, devido ao atendimento que foi excelente, todos fomos bem recepcionados, não foi preciso chegar muito cedo, nem enfrentar filas. O dia também facilitou, porque durante a semana é muito corrido e hoje tive essa oportunidade. Foi uma ótima solução e um privilégio para o nosso bairro”, pontuou.
Balanço de atendimentos
192 atendimentos com médicos especialistas.
384 pessoas passaram pela triagem, com aferição de pressão e glicemia.
219 pessoas receberam orientação de promoção à saúde.
453 pessoas fieram atualização