Com Cursos e Seminário, mais de 300 entidades representativas já foram alcançadas em um ano de trabalho pela Sepror
FOTO: Isaac Maia/Sepror
O Núcleo de Cooperativismo e Associativismo do Setor Primário (Nucap), coordenado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou, na manhã desta terça-feira (05/11), mais um seminário sobre Gestão Estratégica para Organizações Rurais), com a presença das lideranças comunitárias de áreas rurais, como o ramal Agua Branca II (Rodovia AM-010), Lago do Jatuarana e Distrito do Puraquequara, ambos na zona leste de Manaus, entre outros.
O Objetivo é o fortalecimento das atividades das Cooperativas e Associações, que representam as famílias de produtores rurais do estado.
De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, o Nucap desempenha um papel estratégico de regularização e fortalecimento das cooperativas e associações que representam os produtores rurais, mas nenhum esforço seria suficiente se não houvesse o comprometimento dos próprios produtores.
“Temos que valorizar e agradecer a presença de todos que acordaram de madrugada e se deslocaram aqui para Manaus para mais essa atividade. Para estarem aqui eles precisam se afastar do trabalho e enfrentar as dificuldades logísticas, pois nem todos têm carro. Então isso mostra o comprometimento de todos e nós, do Governo do Estado, valorizamos muito isso”, disse Daniel Borges.
Dona Maria da Consolação é presidente da Associação de produtores do Ramal do Cueira, localizado no km 15 da rodovia BR-174, nas proximidades de Manaus. Ela faz questão de participar de capacitações como esta, pois acredita que com mais conhecimentos, ela terá mais recursos para ajudar os seus associados e a sua comunidade em questões como negociação, concorrência em editais, captação de recursos entre outras demandas.
“Amo trabalhar na agricultura. Já foi mais difícil, porque hoje nós temos a Secretaria de Estado nos dando apoio e orientações. Eu venho e trago sempre mais uma ou duas pessoas para aprenderem junto comigo”, afirmou dona Consolação. “Obrigado a Sepror e ao Governo do Estado”, completou.
Em 2024, o Nucap ministrou diversas capacitações. Os cursos são efetivamente montados em resposta às demandas sugeridas pelos próprios agricultores; e que se encaixam nas necessidades identificadas para que o associativismo e o cooperativismo obtenham êxito em suas gestões. Desde 2023, o Núcleo já alcançou mais de 300 associações e cooperativas no estado, possibilitando que produtores rurais reivindiquem melhorias e impulsionem o desenvolvimento rural.