Musical, ballet e desfile infantil compõem a programação dos espaços culturais do Governo do Amazonas

Foto: Arquivo e Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Agendão Cultural deste fim de semana (08 a 10/11) traz uma programação diversa e repleta de apresentações nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Entre as atrações destacam-se o ballet em três atos no Teatro Amazonas, a estreia de um show musical no Teatro da Instalação, um desfile de moda infantil no Teatro Gebes Medeiros e, para fechar o domingo, um espetáculo premiado amazonense faz a última apresentação do ano no Teatro da Instalação.

Nesta sexta-feira (08/11), às 18h, o Cine Teatro Comandante Ventura recebe a Mostra Pedagógica “A História da TV Brasileira”, com turmas de teatro, dança e coral 50+. A narrativa gira em torno de ‘Televina’, uma mulher viciada em televisão que vive uma grande aventura viajando no tempo e transportando o público a um passeio pela “História da TV Brasileira”. Entre novelas, desenhos, comerciais e programas, memórias são desbloqueadas em uma linda e saudosa jornada por esse mundo televisivo. A mostra conta com a participação dos professores: Erismar Fernandes, Leila Alves, Meire Melo, Rodrigo Amaral e Miller Miranda. Com entrada gratuita.

Ainda nesta sexta-feira (08/11), às 20h, a Amazonas Filarmônica e a Companhia Ballet Álvaro Gonçalves apresentam no palco do Teatro Amazonas, o espetáculo “Coppélia”. O balé em três atos traz no repertório a obra do Léo Delibes, compositor francês do século XIX que compôs várias obras musicais, como “Coppélia, ballet em 3 atos”, de 1870.

Foto: Arquivo e Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O espetáculo conta a história de um fabricante de brinquedos chamado Dr. Coppélius, que parece ter uma bela jovem em sua casa: Coppélia, que se senta e lê em sua varanda. Franz e seus jovens aldeões estão curiosos sobre ela e como ela os ignora. Os solistas são Juliana Gonçalves, Rayssa Albuquerque, Samuel Franklin e Josimar Maciel.

O evento acontece também no domingo (10/11), com duas apresentações: uma às 11h e outra às 19h. O maestro Marcelo de Jesus é o responsável pela regência das apresentações. Os ingressos com classificação livre estão à venda no site (www.shopingressos.com.br) e na bilheteria do Teatro Amazonas.

Mostra de filmes

Seguindo a programação da quinta edição da Mostra Manaus Filme Fantástico, nesta sexta-feira e no sábado (08 e 09/11), das 14 às 17h, o palco do Cineteatro Guarany exibe curtas e longas-metragens como parte da programação da quinta edição da Mostra. Os filmes oferecem uma janela vibrante para o cinema alternativo, com obras de diversos gêneros. O evento iniciou no dia 29 de outubro, e segue com sua programação até 14 de novembro, com entrada gratuita.

A mostra recebeu mais de 130 inscrições de curtas-metragens, além de 14 longas, incluindo produções nacionais e internacionais. Outro destaque desta edição é a homenagem ao cineasta e escritor amazonense Márcio Souza, falecido em agosto deste ano.

A programação completa está disponível no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), e o público é incentivado a verificar a classificação indicativa dos filmes antes de cada sessão.

Foto: Arquivo e Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Bazar solidário

O Centro Cultural Palácio Rio Negro sedia, nesta sexta-feira (08/11) e sábado (09/11), a 28ª edição do “Bazar das Bordadeiras de Maria”, que acontece das 9h às 18h, no Salão Rio Solimões. O evento conta com uma variedade de peças voltadas à decoração, como toalhas, guardanapos e outros itens bordados. As peças, que se destacam pelo acabamento refinado, serão apresentadas em embalagens especiais, prontas para presente.

O objetivo das organizadoras do bazar solidário é proporcionar um espaço onde os visitantes possam escolher presentes feitos com carinho para as pessoas especiais no final de ano. Assim como nas edições anteriores, toda a arrecadação será destinada à compra de enxovais para recém-nascidos cujas mães não têm condições de arcar com esse material. Ao longo de 27 edições do evento, mais de 7 mil enxovais foram doados. Os convites solidários podem ser adquiridos na portaria do Palácio Rio Negro nos respectivos dias do evento, ao custo de R$ 30,00.

Foto: Arquivo e Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Feira de Economia Criativa

Em Parintins, neste sábado (09/11), de 15h30 às 21h, a Feira de Economia Criativa Povos Criativos realiza mais uma edição trazendo muita gastronomia, atrações musicais, karaokê, economia criativa e muita arte para o público local. A feira acontece no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), no Bumbódromo. Entrada gratuita.

Estreia musical

O Teatro da Instalação recebe neste sábado (09/11), às 19h, a estreia de um show original intitulado “Musigatos” que promete encantar o público com sua sensibilidade e mensagem de acolhimento aos animais de rua. Com uma banda ao vivo e interações teatrais, o musical promete uma imersão completa, oferecendo momentos de emoção e diversão tanto para o público infantil quanto para adultos.

Voltado para o público infantil, mas também capaz de emocionar adultos, “Musigatos” é um convite para toda a família vivenciar uma noite inesquecível de música, teatro e empatia. O show musical tem entrada gratuita e medidas inclusivas que garantam a acessibilidade de todos os públicos.

Foto: Arquivo e Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Desfile infantil Miss e Mister

Neste sábado (09/11), às 19h, acontece a terceira edição do concurso “Miss e Mister Manauaras 2024”, no Teatro Gebes Medeiros (avenida Eduardo Ribeiro, 937 – Centro). A Produtora de Eventos Mulekada Manaus está organizando o concurso, que contará com quatro categorias, incluindo Baby (0 a 2 anos), Mirim (3 a 5 anos), Infantil (06 a 10 anos) e Pré-Teen (11 a 15 anos). O evento tem classificação etária livre e, no dia, serão disponibilizadas pulseiras em número limitado para acesso ao desfile.

No domingo

Para fomentar e difundir as diversas expressões culturais de grupos sociais do Amazonas, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa lança a quarta edição da “Amyipaguana – Mostra de Cultura Popular”, neste domingo (10/11), às 16h, no Largo de São Sebastião, Centro, zona sul de Manaus. O evento reúne 10 manifestações culturais com mais 60 artistas amazonenses envolvidos nesse movimento que fortalece a cultura popular do estado. A mostra cultural é uma prévia da programação oficial da mostra, a ser realizada de 18 de novembro a 31 de dezembro. Entrada gratuita.

Foto: Arquivo e Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

No domingo (10/11), às 19h, o Teatro Gebes Medeiros recebe um show do cantor Luso Neto e convidados, com o espetáculo “Black Is Beautiful: Luso Canta Djavan”. O ator, cantor e compositor amazonense selecionou um time pesado de convidados especiais para abrilhantar ainda mais o espetáculo: a voz da Amazônia, Márcia Siqueira; o vocalista Magaiver da banda Casa de Caba; o ex participante do “The Voice Brasil”, Elías Moreira, e toda a brasilidade de Moham Henrique. Além da participação do violonista Ailton Freitas e a percussão de Fafá. Os ingressos com classificação livre estão à venda no site (www.shopingressos.com.br) e na bilheteria do Teatro Amazonas.

Também no domingo (10/11), às 19h, o espetáculo amazonense “As Cores da América Latina” realiza sua última apresentação do ano no Teatro da Instalação. Após circular por diversos Estados com a obra, a Panorando Cia e Produtora celebra com o público manauara o sucesso que o espetáculo conquistou desde a sua estreia em 2023.

Reunindo elementos da Dança, Teatro e de manifestações culturais, a produção amazonense presenteia o público com uma experiência que conecta o Brasil com outros países da América Latina. Possuindo como norte a corporeidade de três manifestações que são, a Fiesta de la Tirana (CHI), Huaconada (PER) e Cavalo-Marinho (BRA), a visualidade da obra faz uso de cores vibrantes e seis máscaras de “Fofão”, personagem do Carnaval Maranhense, que completam a estética das personas. A obra apresenta de forma não-linear, a história do último Fofão como uma ode de alumbramento a algumas tradições latinas.

Os ingressos online estão à venda no site (www.shopingressos.com.br) e presencialmente nas Óticas Diniz (Manauara, Amazonas e Sumaúma Shopping).

Endereços:

Teatro Amazonas – Largo de São Sebastião – Centro;

Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro;

Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube);

Cineteatro Guarany – Vila Ninita, Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro);

Cineteatro Comandante Ventura – Rua Wilkens de Matos, s/n – Nossa Sra. Aparecida (Centro Estadual de Convivência do Idoso – Ceci);

Largo de São Sebastião – Rua 10 de Julho, Centro;

Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo – Avenida Nações Unidas, s/nº, Centro, Parintins/AM.