A iniciativa visa fortalecer a participação dos agricultores familiares

FOTO: Divulgação / ADS

A equipe técnica da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) deu inicio ao período de cadastramento e recadastramento de produtores rurais interessados em participar das Feiras de Produtos Regionais do Governo do Estado em 2025. A iniciativa, que visa fortalecer a participação dos agricultores familiares, começou na região metropolitana, abrangendo Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus) e Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), no último fim de semana.

“Em Rio Preto da Eva, a equipe da ADS visitou mais de 24 propriedades rurais, avaliando a capacidade produtiva dos produtores e realizando o cadastramento e recadastramento para a edição da feira em 2025. A equipe da ADS também marcou presença na 2ª edição da Feira e Exposição Agropecuária de Manacapuru (Expomanacá), onde os produtores puderam se credenciar no programa. As visitas às propriedades rurais na cidade continuarão, com o objetivo de intensificar novos cadastramentos”, disse o gerente de feiras Diego Augusto.

A chefe do departamento de negócios agropecuários e pesqueiros da ADS, Loiana Brito, explica a importância das visitas para o credenciamento de novos feirantes. “O recadastramento e novos credenciamentos visam fortalecer a participação de mais agricultores a estarem presentes nas edições em 2025. A visita às propriedades rurais são cruciais para levantamento de produção que atendam as demandas durante as edições das feiras, um requisito que garante a participação do produtor no programa”, explicou.

A próxima cidade a receber a equipe técnica da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) será Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus). A data e mais informações serão divulgadas em breve.

Credenciamento

Para os interessados em se credenciar presencialmente na Feira de Produtos Regionais em Manaus, a ADS está situada na Avenida Carlos Drummond de Andrade, nº 1460 – Conjunto Atílio Andreazza, Bloco G – 1º andar – Bairro Japiim, no Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros. No local, os interessados poderão receber todas as orientações necessárias para realizar o cadastro e recadastro.

Balanço

Em 2024, a ADS conta com a participação de mais de 280 agricultores que comercializam frutas, verduras e outros produtos nas Feiras de Produtos Regionais em Manaus. De janeiro a outubro, aproximadamente 6.6326.632.146 toneladas de alimentos foram comercializadas nas edições da capital, totalizando um faturamento de R$ 16.085.050,37.