O espetáculo incentiva o público a ‘desanuviar’ e valorizar a família e as relações de amizade

O musical natalino “Pedro e Paula” estreou no domingo (08/12), no Teatro Amazonas, coroando a programação do ‘O Mundo Encantado do Natal’, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O público lotou o teatro para prestigiar a atração, uma das mais aguardadas da temporada, que segue em cartaz até 23 de dezembro, com agendamentos pelo Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br), sendo o próximo no dia 16.

Dirigido por Tércio Silva, com direção musical e regência de Marcelo de Jesus e composição assinada por Tim Rescala, o espetáculo narra a histórias de duas crianças que se conhecem no Natal e embarcam em uma viagem, fazendo uso da imaginação. O secretário em exercício de Cultura e Economia Criativa, Candido Jeremias, destacou o elenco repleto de talentos, formado pelos corpos artísticos do estado como, Amazonas Filarmônica, Balé Folclórico do Amazonas e coral infantil do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, além dos artistas selecionados nas audições.

“É uma grande oportunidade para esses artistas abrilhantaram o palco do Teatro Amazonas é algo muito especial, principalmente por fazer esse grande musical, que é a expectativa de todo mundo”, disse. “A gente aproveita para parabenizar todos esses artistas que aqui estão, porque realmente são três elencos, que vão fazer parte desse grande musical”, ressaltou o secretário.

O maestro Tim Rescala, com vasto currículo de montagens, especialmente no eixo Rio-São Paulo, destaca o talento do segmento artístico amazonense. “Eu sempre admirei o trabalho que é feito aqui no Amazonas, principalmente em torno da música, que eu conheço mais, as orquestras”, pontou Rescala. “E as crianças são um encanto, com aquela voz limpinha, afinadinha, dão para gente um alento e trazem um otimismo que a gente tem não só aqui, como em outras cidades próximas. Muita gente com talento, que merece ter uma oportunidade”, acrescentou.

Desanuviar

Com cenário e figurinos, assinados por Giorgia Massetani, o conjunto no palco no Teatro Amazonas encanta o público, independentemente da idade. O musical “Pedro e Paula” é uma celebração do poder da amizade e do espírito natalino. A trama traz também importantes mensagens, que remetem ao poder da imaginação, resgatando o termo ‘desanuviar’.

“Desanuviar é quando a gente quer se libertar. Deixar o pensamento fluir, deixa os problemas irem embora”, esclarece Tércio Silva, que disse ter buscado uma narrativa correlacionada à realidade. “As crianças de hoje vivem muito conectadas à tela, estão desanuviando pouco. Eu acho que esse espetáculo, além da gente trazer o espírito natalino, faz uma reflexão muito grande da criança de hoje e daí veio esse termo”, explicou Tércio.

Quem atendeu ao convite do Governo do Estado foi a família do industriário Fábio de Souza Carvalho, que desde o ano passado prestigia o espetáculo natalino no Teatro Amazonas. “É uma felicidade vir e assistir com a família esses eventos de Natal. É muito importante para cidade, principalmente quando você tem um filho e aproveitar e quem sabe, futuramente, participar também”, ressaltou.

Troca de experiências

No elenco de estreia, os protagonistas foram interpretados por Ester Emanuelly e Gustavo Villagelim, ambos com 12 anos. Foram meses de ensaio, para cantar, dançar e interpretar, entretanto, o principal para eles, é a mensagem transmitida ao público.

“Eu pretendo passar um ar de que tudo na vida é importante. Tem coisas que a gente tem, não valoriza e quando perde, a gente percebe que é importante”, aprofundou-se Ester. Para Gustavo, o que prevalece é a amizade. “Eu pretendo passar o poder da amizade, que pode transformar tudo. No meio, o Pedro e a Paula brigam, mas voltam a amizade. Isso é amizade, bff (Best friends forever)”, afirma Gustavo, integrante do coral do Liceu Claudio Santoro.

Entre os novatos, a experiente atriz Rosa Malagueta, interpretando a avó de Pedro. Dona de uma carreira artística consolidada nacionalmente, Malagueta não escondeu a emoção de participar do espetáculo, dentro de casa. “Fazer parte deste elenco lindo, é um crescimento para mim, é mais uma experiência que vou levar para minha vida fazendo esta avó, que me emociona só de falar nela”, disse a artista, aproveitando para fazer o convite ao público: “Não percam, entrem lá no site da Cultura, façam as suas reservas, até o dia 23 estaremos aqui, em dois horários, quatro da tarde e sete da noite, não percam Pedro e Paula no Natal”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar o Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e as redes sociais da @culturadoam.