Testagens são responsáveis por diagnóstico precoce favorecendo tratamento em tempo oportuno
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), alcançou a marca de 5.276 mil testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B ou C, realizados durante as edições do Governo Presente ao longo de 2024 em Manaus.
Neste sábado (21/12), foram realizadas 348 testagens rápidas, durante a 19ª edição do Governo Presente, na Escola Ernesto Pinho Filho, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.
“Estivemos, ao longo de todo o ano de 2024, realizando os testes rápidos que são estratégicos para detecção precoce e tratamento oportuno, fortalecendo a prevenção em ações realizadas, aos sábados, facilitando o acesso a quem não consegue buscar o serviço durante a semana”, destacou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
As testagens para HIV ocorrem com a realização da triagem que é seguida pela realização do teste rápido, feito com a coleta de pequena amostra de sangue. O resultado é emitido em cerca de 30 minutos e, com essa mesma amostra, é possível detectar, ainda, sífilis e hepatites B ou C.
A coordenadora da ação de testagem deste sábado, Lara Bezerra, destacou que o teste rápido é um procedimento rápido. “Em uma única coleta, é possível realizar o diagnóstico para HIV, sífilis e hepatites B e C. Quem não fez o teste, procure uma unidade básica de saúde mais próxima e realize o autocuidado”, disse.
Um dos presentes na ação que realizou o teste foi o professor José Adelcio Silva, de 61 anos. “A gente precisa se cuidar. Nada de medo, nervosismo. A sociedade precisa se cuidar. Façam o teste”, disse.
Prevenção ao HIV
Também nesta edição, em destaque a campanha Dezembro Vermelho de prevenção ao HIV, a FVS-RCP realiza educação em saúde, fortalecendo orientações de prevenção, difundindo métodos, como uso de preservativo (interno e externo), Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Neste sábado, foram distribuídos 8,4 mil preservativos e 3 mil unidades de gel lubrificante.