Ao longo das edições deste ano, a população foi atendida por meio do ‘Seduc Atende’ e do Provão Eletrônico

A última edição do Governo Presente em 2024, neste sábado (21/12), levou para a zona norte de Manaus, na Escola Estadual (EE) Ernesto Pinho Filho, bairro Cidade Nova, os serviços da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. Desde a primeira edição, foram realizados mais de 2 mil atendimentos pelas equipes da Secretaria de Educação, com foco na orientação pelo canal ‘Seduc Atende’ e de agendamento, inscrição e entrega de certificados do Provão Eletrônico.

Durante o evento, o governador do Amazonas, Wilson Lima, e a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, homenagearam Nelson Pereira Filho, servidor da Secretaria de Educação há 23 anos e responsável por estar à frente das edições do Governo Presente, atuando nas escolas no que diz respeito à infraestrutura e organização.

Lembrado por seu comprometimento e esforço, que permitiram que serviços essenciais pudessem chegar à população do estado, Nelson afirmou que a Secretaria de Educação, enquanto responsável por cuidar das escolas, tem o objetivo de tornar o espaço o mais agradável possível para receber os populares.

“A comunidade onde as nossas escolas estão situadas precisam de um ambiente agradável que possa ser acolhedor”, resumiu o servidor, que agradeceu a homenagem.

Segundo a secretária de Educação, Arlete Mendonça disse que é muito satisfatório participar de ações como essa e poder estar ainda mais perto das comunidades prestando serviços.

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“Mostramos que o estado está aqui e que o serviço que a comunidade precisa está perto. Agradecemos e desejamos um Feliz Natal a todos, que possamos estar juntos em 2025 para fazer ainda melhor do que neste ano”, destacou a secretária.

Seduc Atende e Provão Eletrônico

Em todas as edições, os cidadãos puderam contar com o auxílio do ‘Seduc Atende’ para tirar dúvidas sobre o programa do Governo Federal, ‘Pé-de-Meia’, e ter acesso a orientações quanto à emissão de certificados escolares e agendamentos de serviços.

Visando oferecer aos jovens e adultos a regularização e/ou escolar, com a geração de oportunidades a partir da conclusão dos estudos, a equipe do Provão Eletrônico, da Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), esteve presente todos os sábados com inscrições, agendamentos e entregas de certificados. No ano, foram mais de 250 atendimentos e mais de 2 mil certificados emitidos.

Ivana de Souza conseguiu realizar seu agendamento para o Provão Eletrônico nesta edição. De acordo com ela, era um sonho finalmente ter a chance de concluir seu Ensino Médio. “Eu já tinha tentado, mas eu não estava conseguindo pelo aplicativo e não tinha tempo de ir até à Secretaria de Educação, então quando vi que teria esse serviço aqui perto de casa, na escola, eu vim”, comentou a moradora da região.

Na ocasião e em edições anteriores, também integraram os serviços prestados ao público presente o atendimento da Comissão Permanente de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual (Ceams) e da Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial (Casp).