Foram entregues 29 Cartões do Produtor Primário (CPP) e 10 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF)
Na manhã desta sexta-feira (17/01), agricultores familiares de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) receberam 29 Cartões do Produtor Primário (CPP) e 10 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF). Os documentos foram entregues aos trabalhadores durante ação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), órgão responsável pela regularização dos documentos rurais no Estado.
Durante a atividade, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), produtores rurais locais também foram beneficiados com 18,4 toneladas de ração para aves e bovídeos (bovinos e bubalinos).
Na ocasião, a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural (Diter) do Idam, Nadiele Pacheco, destacou o compromisso do instituto para otimizar a emissão e renovação de documentos rurais e, também, reforçou as demais atividades desempenhadas pelo corpo técnico do órgão.
“Temos todo o nosso time para prestar assistência técnica, pois essa é nossa missão institucional. Os técnicos do Idam se fazem presentes nas propriedades desses trabalhadores e, dessa forma, contribuem para melhorar, cada vez mais, a atividade produtiva dos agricultores familiares e produtores rurais amazonenses, independente da atividade exercida por eles, seja na área de pecuária, agricultura, extrativismo ou pesca”, disse.
O agricultor familiar José Maria Dias da Silva, beneficiado com a emissão do CPP pela Unidade Local (Unloc) Idam/Presidente Figueiredo e com a entrega de ração para aves, afirmou que o documento possibilitará economia na aquisição de insumos. “Trabalho há cinco anos com criação de ave de corte e, agora, com CPP em mãos, poderei comprar ração com preços mais baratos e aumentar minha produtividade”, ressaltou.
Incentivo à participação no PAA
O secretário de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges, incentivou as associações de produtores rurais presentes no evento a buscarem as Unidades Locais do Idam, na sede do município e no Distrito de Balbina, para obterem mais informações e participarem dos editais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), aberto no dia 10 de janeiro.
“O PAA é voltado para organizações, portanto, os agricultores familiares devem buscar suas associações para efetuarem suas inscrições no PAA que, neste ano, traz o valor de R$ 5 milhões para o segmento. E vale ressaltar que o Governo do Amazonas tem efetuado os pagamentos aos produtores no prazo de 30 dias”, ressaltou.