O programa substitui por LED, no interior, as lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, que são mais poluentes

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), destacou, nesta terça-feira (18/03), o processo de descarbonização promovido no interior pelo Programa Ilumina+ Amazonas, do Governo do Estado, durante o evento Amazonas Óleo, Gás & Energia – Expo & Conferência 2025, que acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-sul de Manaus.

A abordagem foi feita pelo secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, durante participação como moderador. Lançado em 2022, pelo governador Wilson Lima, o Ilumina+ Amazonas é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Sedurb, o qual substitui por LED as lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, que são mais poluentes e, tradicionalmente, utilizadas na iluminação pública do interior. O programa já foi executado em 49 municípios e 223 comunidades rurais e indígenas, com a implantação de mais de 87,6 mil pontos de iluminação.

O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, participou como moderador no painel “Energias Renováveis, Práticas Sustentáveis e Descarbonização – Oportunidades & Desafios para a expansão no mercado”. Campêlo explicou que as lâmpadas de LED proporcionam uma economia de até 60% no consumo de energia devido à maior eficiência energética, o que contribui para a redução de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Isso acontece, especialmente, nos lugares onde a energia elétrica é à base de combustível fóssil, como é o caso da maioria dos municípios do interior.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

“Em dez anos, o Ilumina+ Amazonas deve retirar mais de 151 mil toneladas de dióxido de CO2 da atmosfera, uma contribuição do Amazonas no enfrentamento às mudanças climáticas”, destacou o secretário, reforçando que o Estado pode explorar a comercialização dos créditos de carbono gerados pelo programa no mercado mundial.

Os resultados, frisou o secretário, estão em consonância com os esforços globais de combate às mudanças climáticas, além de estarem alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele destacou em particular o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima. “A nossa meta do Governo do Estado é chegar até a COP-30, em novembro deste ano, em Belém, com os 61 municípios do interior atendidos”, informou.