Governador Wilson Lima lançou o serviço que deve ampliar, em até 20 mil/mês, as consultas especializadas, além de diagnósticos na rede pública do estado

“Foi como se a médica estivesse presencial com a gente. Ela me ouviu, foi bem atenciosa e já passou os exames. Vai mandar tudo pelo celular”, contou a dona de casa Lucineide Pereira, de 46 anos, logo após ser atendida por uma endocrinologista em uma teleconsulta. Assim como ela, outros usuários aprovaram a experiência com a Telessaúde, novo serviço do Governo do Amazonas que conecta pacientes a médicos especialistas sem a necessidade de deslocamento.

FOTO: Arthur Castro e Alex Pazuello/ Secom

O serviço faz parte da segunda fase do programa Saúde AM Digital, lançado, nesta terça-feira (15/04), pelo governador Wilson Lima. A iniciativa amplia o atendimento de consultas e exames na rede pública, com o objetivo de reduzir a fila de espera do Sistema de Regulação (Sisreg) e facilitar o acesso da população aos atendimentos especializados, que podem ser feitos diretamente de casa ou em salas equipadas nas unidades da rede estadual.

A iniciativa também foi aprovada pelo servidor público Montanier Costa, 40, que realizou um eletrocardiograma com laudo remoto, emitido no mesmo dia. “Atendimento ótimo, rápido. Uma coisa que a gente esperava muito tempo. Quando a gente chega na unidade, a informação é bem básica e fácil. Tem pessoas para te apoiar. Não fica perdido, você fica bem orientado”, destacou o paciente.

FOTO: Arthur Castro e Alex Pazuello/ Secom

A Telessaúde vai permitir a realização de até 20 mil consultas por mês, em 12 especialidades médicas, além de telediagnósticos com laudos emitidos quase em tempo real. Seu lançamento foi na Policlínica Zeno Lanzini, no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus, uma das oito unidades da capital que já contam com salas preparadas para esse tipo de atendimento.

Com a quantidade de procedimentos oferecidos, o Amazonas vai sair de uma média de 11 mil atendimentos mensais, nas 12 especialidades com maior demanda pelo Complexo Regulador, para 31 mil atendimentos ao mês, um aumento de mais de 180% em consultas pela rede pública.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, enfatiza ainda que o novo sistema tem integração e cuidado com o paciente. “Esse usuário entra em um mundo digital, onde ele vai ter todo o histórico de consultas e de exames. Se for ao Pronto Atendimento ou ao serviço privado, ele pode abrir o celular e mostrar o seu histórico para profissional de saúde que está atendendo”, disse a secretária.

FOTO: Arthur Castro e Alex Pazuello/ Secom

Como funciona

A Telessaúde é regulamentada pela Lei Federal nº 14.510/2022. A consulta é feita por videochamada, através de celular ou computador, conectando o paciente ao profissional de saúde sem necessidade de deslocamento. Para quem não tem acesso a dispositivos ou internet, o atendimento pode ser realizado presencialmente em salas específicas dentro das unidades de saúde, com apoio de técnicos.

As especialidades médicas de atendimento são: dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria, cardiologia, ortopedia, neurologia, neuropediatria, pediatria, ginecologia, psicologia e nutrição.

E o telediagnóstico contempla exames como eletrocardiograma (ECG), eletroencefalograma (EEG), raio-X, MAPA e Holter. Os laudos são emitidos no mesmo dia, com resultados liberados em até 10 minutos para consultas ambulatoriais e em até um minuto em casos de urgência e emergência.

Estrutura

No total, o programa vai contar com 78 salas de Telessaúde, sendo 17 na capital e uma em cada um dos 61 municípios do interior. Os espaços são equipados com computadores, aparelhos de imagem e contam com profissionais treinados para dar suporte aos pacientes.