A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) assinaram, na manhã desta quinta-feira (20/05), na sede da agência, Acordo de Cooperação Técnica para consulta de informações e documentos digitalizados das bases de dados da autarquia pela Afeam. O objetivo do acordo é dar celeridade de crédito aos empreendedores do estado.
Para a presidente da Junta Comercial, Maria de Jesus Lins, o acordo assinado entre os órgãos é mais uma medida do Governo do Estado para manter o ambiente de negócios do Amazonas atrativo para os investidores.
“É preciso estimular a nossa economia, e acreditamos que medidas como a do acordo são importantes para amparar nossos empreendedores. Entendemos que, quanto mais facilitarmos os trâmites para novos negócios e para aqueles que buscam crédito para ampliar ou manter empresas já existentes, todos ganham”, afirmou Maria de Jesus Lins.
Segundo o diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, o Acordo de Cooperação Técnica com a Jucea trará celeridade, garantias e ainda minimizará os riscos para concessão do crédito no estado.
“Vai ser muito salutar essa parceria, em que quem vai ganhar são os nossos empreendedores, pois não vão mais precisar apresentar documentação de constituição da empresa. A Afeam, com isso, estará entrando nos sistemas da Junta Comercial do Estado pegando toda essa documentação de forma digital, ou seja, garantindo e minimizando os riscos de forma primária. É o Governo do Estado com uma nova modelagem de processo e de acesso ao crédito aos nossos empreendedores”, destacou.
Com o Acordo de Cooperação Técnica, a Afeam poderá consultar informações do banco de dados da Jucea, por meio de sistema on-line, onde poderá examinar toda a documentação relativa à composição societária (atos constitutivos e alterações posteriores), dados cadastrais, bem como registro legais e informações econômico-fiscais ou qualquer outros documentos e materiais referentes às empresas registradas na Junta Comercial do Amazonas.
A Junta Comercial será a responsável por capacitar e treinar os servidores indicados pela Afeam para a execução das atividades de acesso ao banco de dados. Que permitirá consultas por meio da utilização do nome empresarial, CPF ou CNPJ, conforme se trate de pessoa física ou jurídica.
Participaram também da assinatura, a vice-presidente da Jucea, Jacqueline Alfaia; o diretor de crédito da Afeam, João Batista Tavares; o assessor da diretoria, Kirk Douglas; o gerente de Cadastro, Análise e Contratação (Gecat) da Afeam, Thiago Philipe Araújo; e o gerente técnico da Afeam, Raimundo Nonato Aguiar.