O público-alvo do curso são os estagiários, servidores e terceirizados – Foto: Divulgação

Mais de 100 colaboradores do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) estão fazendo curso de capacitação de Atendimento ao Cliente e Relações Interpessoais para melhorar a qualidade do atendimento aos usuários. Esses cursos estão sendo promovidos por meio de um termo de cooperação técnica assinado com o Centro de Educação  Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Com carga horária de 20 horas e duração de uma semana, os cursos serão ministrados no auditório do órgão pela instrutora do Cetam, Maralane de Souza, graduada em psicologia, com especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos.

O curso de Atendimento ao Cliente iniciou na última segunda-feira (14/06) e terminará na terça-feira (22/06). O público-alvo são os estagiários, servidores e terceirizados.

“Esse curso tem como objetivo transmitir aos seus colaboradores conhecimentos e habilidades para o atendimento, com uma abordagem prática a partir de multicanais, garantindo um alto padrão de qualidade e uma avaliação permanente”, explicou a controladora interna do Detran-AM, Ceceliene Pedrosa.

De acordo com a psicóloga organizacional, para um bom desempenho ao trabalhar com o público é preciso em primeiro lugar ter uma boa capacitação. Ao identificar o tipo de perfil do cliente que está sendo abordado ou atendido, é possível já elabora uma estratégia de qual é a sua necessidade e de como ele se sente melhor sendo atendido.

Para quem trabalha com atendimento ao público no órgão, achou a iniciativa de extrema importância.

“Nós lidamos diariamente com pessoas e elas chegam de várias formas, nós precisamos ter essas habilidades desenvolvidas para melhor servi-los. Acho de extrema relevância, uma excelente iniciativa”, disse o estudante de Direito e estagiário do Protocolo Administrativo do Detran-AM, Júlio César Freitas.

Outro curso que também será oferecido pelo Departamento de Trânsito por meio do Cetam é o de Relações Interpessoais. As aulas serão ministradas no período de 23 a 30 de junho para os diretores, gerentes, subgerentes e chefes de departamento. A finalidade será aperfeiçoar o desenvolvimento pessoal através de um curso de qualidade.

“As pessoas precisam se relacionar melhor com quem está à sua volta, tanto na questão social, quanto profissional”, finalizou Ceceliene Pedrosa.

Próximos cursos 

Ainda no mês junho, o Detran promoverá o curso de Brigadista e Primeiros Socorros para os colaboradores. As aulas serão ministradas pelos bombeiros e divididas em duas etapas: nos dias 21 a 25 de junho, na modalidade virtual de Educação a Distância (EaD), e presencial, no período de 5 a 8 de julho.