A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) realizou na terça-feira (15/06), em sua sede, uma reunião técnica com representantes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e o corpo técnico da Concessionária de Águas de Manaus, com a finalidade de alinhar o cronograma e o planejamento para as futuras obras do novo programa socioambiental do Governo do Estado.
Durante o encontro, foram discutidos aspectos relacionados às intervenções de saneamento básico propostas no novo programa socioambiental do Governo do Estado, correlacionadas com as obras planejadas pela concessionária, principalmente, no âmbito de esgotamento sanitário.
“A importância do alinhamento discutido é assegurar que as intervenções planejadas pelo Governo do Estado que resultem na expansão da rede coletora e, portanto, no aumento da contribuição para o sistema como um todo, uma vez executadas, tenham asseguradas o tratamento do esgoto e a destinação adequados, o que por sua vez, depende da consolidação de investimentos já previstos no plano diretor de água e esgoto”, elucida o subcoordenador de planejamento, controle e gestão da UGPE, Leonardo Barbosa.
Alinhamentos
Sendo responsável pela gestão do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), a UGPE está realizando uma série de alinhamentos com órgãos municipais, estaduais e federais, que visam a discussão e o amadurecimento de aspectos sociais, ambientais, institucionais e de engenharia para o novo programa.
Repasse de obras do Estado ao Município
O Governo do Estado vem por intermédio da UGPE, executando o planejamento das obras do Prosamim em conjunto com órgãos municipais, a fim de que, após a conclusão das obras, o Município, que é o responsável pelos serviços de abastecimento de água e de tratamento de esgoto, possa receber essas obras e operar o sistema com base no contrato de concessão por meio da empresa concessionária.
O Governo do Estado vem realizando estudos preliminares em áreas de risco na capital e no interior do estado, os quais serão utilizados nos projetos do novo programa socioambiental, que está em fase de elaboração. E vai seguir os mesmos moldes de sucesso alcançados nas três fases do Prosamim, como também do ProsaiMaués, contemplando obras de saneamento básico, habitação, áreas de convívio social, prática esportiva e recuperação ambiental de áreas degradadas.