PROCON-AM (3)
Acordo de cooperação técnica. Foto: João Pedro Sales/Procon-AM

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) e do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), em parceria com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), celebrou acordo de cooperação técnica com a Águas de Manaus, que tem como objetivo dar maior transparência nas verificações dos hidrômetros.

O acordo foi assinado na manhã desta quarta-feira (21/07), no laboratório de hidrometria que funciona no complexo de produção de água da Ponta do Ismael, na Compensa, e teve a presença do diretor-presidente do Ipem, Márcio André Oliveira Brito; do diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe; do diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho; do diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada; e do diretor executivo da concessionária, Diego Dal Magro.

O acordo vai facilitar as solicitações feitas pela população referentes às demandas registradas nos órgãos de defesa do consumidor ou diretamente na concessionária, tornando o processo mais ágil e eficiente, bem como os instrumentos que deverão ser encaminhados diretamente para a realização de pericias.

A nova medida também reforçará as garantias que os consumidores já possuem durante o processo. Com a parceria envolvendo a concessionária, o Procon-AM também receberá do Ipem-AM os resultados das perícias que comprovem eventuais falhas, evitando assim que o consumidor seja lesado.

“Estamos assinando mais um acordo de cooperação que, sem dúvida alguma, trará benefícios irreversíveis ao consumidor manauara. O objetivo é que os usuários do serviço da concessionária de água que procurarem o Procon-AM tenham não só seus direitos resguardados, mas, o mais importante, transparência nessa relação. As reclamações que chegam em relação à empresa são, em sua maioria, prontamente resolvidas e assim fortalecemos o Procon como intermediador dessa relação. Os contadores que forem contestados serão encaminhados à perícia pelo Ipem e assim poderemos garantir justiça, privilegiando o bom consumidor”, afirma o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.

Outra vantagem para o consumidor é a participação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), que poderá fiscalizar o cumprimento das obrigações dos serviços concedidos, como as denúncias recebidas relativas à legislação metrológica para conhecimento e providências por parte do Ipem-AM.

“Esse termo de cooperação garante a segurança na prestação do serviço para o usuário e o fortalecimento das ações que visam acima de tudo assegurar a confidencialidade ao cidadão atendido com abastecimento de água tratada”, aponta o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, informou que, no prazo de 60 dias, o órgão fará a migração do laboratório de hidrometria, que passará a funcionar nas instalações do próprio órgão.

“O novo laboratório é fruto desse acordo, que contará com toda estrutura e padrões necessários para a garantia dos resultados das pericias. A orientação do governador Wilson Lima é que possamos dar maior transparência nas verificações dos hidrômetros e facilitar o acesso aos resultados das pericias, garantindo que o consumidor seja cobrado de forma justa e não tenha prejuízo na sua fatura”, disse Márcio Brito.

Hidrômetro 

É utilizado para medir e registrar o volume de água consumido por um imóvel, residencial ou comercial. Por se tratar de um instrumento regulamentado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), ele precisa ser verificado periodicamente pelo Ipem-AM.     

Atualmente, a concessionária Águas de Manaus realiza uma média de 50 testes de aferição por mês. Os testes são divididos em três etapas e os clientes que solicitam o serviço podem acompanhar todo o processo. Técnicos do Ipem-AM também participam dos ensaios, e um laudo é gerado.

No ano passado, um valor inferior a 2% dos hidrômetros testados apresentou problemas, os quais muitas vezes estão relacionados ao tempo de utilização, local de instalação ou defeito de fabricação. Quando isso acontece, a concessionária corrige a situação e dá todo suporte necessário ao cliente.

Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, o acordo de cooperação técnica vem ao encontro da postura da concessionária de ter uma melhor relação com a cidade.

“A Águas de Manaus é uma empresa que busca constantemente a melhoria de seus serviços. Estamos sempre dispostos a propor soluções para qualquer tipo de demanda de nossos clientes. As parcerias com órgãos de defesa do consumidor, como o acordo de cooperação que assinamos hoje com o Ipem-AM, nos ajudam a construir uma relação mais transparente com a cidade e beneficiando a população em geral”, observou Thiago Terada.

Atendimento aos consumidores

Para solicitar o serviço de verificação de hidrômetros, os consumidores devem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM, por meio do telefone 0800 092 2020, ou no Fale Conosco disponível no site: www.ipem.am.gov.br. O órgão está localizado na avenida Governador Danilo Areosa, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Os consumidores também podem se dirigir de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, a um dos “Espaços do Consumidor”, localizados nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) do Parque 10, nas instalações do Shopping Parque 10 Mall, e PAC Leste, no Shopping Cidade Leste.

O atendimento do Procon-AM é realizado de segunda a sexta, das 8h às 14h, na sede do órgão, localizada na avenida André Araújo, 1.500, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.

A concessionária Águas de Manaus também está à disposição dos clientes em seus canais oficiais de relacionamento, que funcionam 24 horas por dia. São eles: SAC 0800-092-0195, WhatsApp 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.