Na manhã deste sábado (03/10), policiais militares do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), em ação do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), realizaram o resgate de um filhote de peixe-boi na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no rio Amazonas.
De acordo com os policiais, o BPAmb foi acionado pelos moradores da comunidade ribeirinha que, conforme relato, estavam há dias alimentando e resguardando o filhote, uma fêmea com 14 quilos e idade de 3 a 5 meses. Ela foi encontrada pelos moradores sem a mãe, provavelmente caçada ou morta por infratores ambientais.
Os policiais encontraram o animal sem ferimentos, mas debilitado. Após procedimentos legais entregaram o filhote para o Instituto Nacional de Pesquisa Ambiental (Inpa), para cuidados veterinários e início do processo de reinserção na natureza.
O CPAmb e BPAmb orientam e alertam a população que criar animais silvestres sem autorização de órgãos ambientais ou contrariar as ordens legais e regulamentares configura crime ambiental sujeito às penalidades previstas em lei.