Evento reúne vários representantes de estados da região Norte para discutir sobre o desenvolvimento da região de forma sustentável

FOTOS: Djalma Júnior/Sepror

Na quarta-feira (27/10), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou, de forma virtual, do Simpósio Internacional: Uma Amazônia Inovadora e Sustentável (Sipais). O evento totalmente on-line é promovido pelo Instituto de Engenharia (IE). O simpósio conta com vários painéis e debates, em programação que vai até hoje (28/10).

Com o tema “Revolução ESG: Promovendo a sustentabilidade na Amazônia por meio da Engenharia e Tecnologia”, o simpósio tem o objetivo de realizar a sensibilização da importância de uma cooperação internacional, dos mais diversos ecossistemas, a fim de desenvolver e escalar ações sinérgicas e sustentáveis com países da Amazônia e promover uma verdadeira revolução ESG – sigla em inglês que se refere a práticas de responsabilidade ambiental, social e de governança.

Na ocasião, o secretário titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, apresentou o planejamento para o desenvolvimento dos Cenários da Produção Rural Sustentável no Amazonas, mostrando que é possível conciliar a produção de alimentos com a preservação da floresta.

“Recentemente estive na ponta do Abunã, no sul de Lábrea, conheci a realidade dos produtores rurais da região, a trafegabilidade dos ramais, a produção da pecuária, vendo todo o potencial daquela localidade. Precisamos criar sinergia para que esses projetos sejam potencializados para de fato transformarmos a vida das pessoas da Amazônia”, ressaltou.

A reunião contou com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Brasileira (Embrapa) Territorial, do Centro de Estudos Rioterra, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac/RO), da Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto RECA (CoooperRECA), além da imprensa, estudantes e pesquisadores da Amazônia.

Instituto de Engenharia – É uma associação que atua há mais de 100 anos, promovendo estudos e discussões de políticas públicas, ao mesmo tempo incentivando o aprimoramento do conhecimento, formando uma rede de profissionais renomados e atuantes na valorização da engenharia e nos avanços científicos e tecnológicos do Brasil.

O IE realiza estudos e debates temáticos para direcionar o desenvolvimento do país em áreas estratégicas como energia, mobilidade, logística, infraestrutura, tecnologia e agronegócios.