Ação faz parte de uma série de capacitações realizadas pelo Idam para o segmento

FOTOS: Divulgação/Idam

Dê o play e ouça esta matéria

Cerca de 80 produtores rurais de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), participaram de capacitação em Associativismo e Cooperativismo, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). O objetivo é apoiar as organizações sociais, com acesso às políticas públicas destinadas ao setor primário.

A atividade, que reuniu lideranças de organizações sociais durante esta semana, abordou todas as etapas para um bom funcionamento das associações e cooperativas, que incluem desde o sistema de gestão até o acesso ao mercado.

“Nosso foco é estimular capacitações para os representantes das associações, cooperativas e colônias locais para melhorar suas condições de funcionamento, bem como auxiliar nos editais de chamadas públicas”, disse a gerente Apoio às Organizações de Produtores do Idam, Joyce Magalhães.

Joyce também relembrou que os produtores do município não recebiam uma capacitação para organizações desde 2003, uma necessidade que o Idam tem atendido não apenas em Parintins, mas em diversos municípios, com uma série de capacitações para produtores e profissionais do quadro técnico do Idam.

Para o coordenador do Grupo Ambiental Natureza Viva (Granav), Adilson da Costa Silva, muitas organizações de produtores de Parintins enfrentam problemas por questões de gerência. Segundo ele, o curso, realizado na quarta-feira (27/10), veio para ajudar as lideranças locais a regularizar suas associações e cooperativas.

“Em Parintins nós tivemos a criação de muitas associações e cooperativas, mas não houve inicialmente formação para a gestão delas. Muitas ficaram inadimplentes por questões de ingerência, e por conta disso não conseguem acessar nenhum programa e nenhum projeto. Este curso é um passo muito bom e importante para os produtores de Parintins”, concluiu.