Com o acordo, o CRC-AM conseguirá fiscalizar serviços prestados pelos contadores

FOTOS: Divulgação/Jucea

Dê o play e ouça esta matéria

A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) assinou, na quinta-feira (04/11), um acordo de cooperação técnica com a Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Amazonas (CRC-AM). O acordo integra o CRC-AM à RedeSim-AM.

Com a parceria, o Conselho Regional de Contabilidade poderá obter informações relativas à composição societária (atos constitutivos e alterações posteriores), dados cadastrais, bem como registros legais e informações econômico-fiscais ou quaisquer outros documentos e informações referentes às empresas registradas na Jucea.

Segundo a presidente da Junta Comercial, Maria de Jesus Lins, o acordo é mais um passo importante que a autarquia dá no quesito de segurança aos serviços prestados à população.

“Com a assinatura do acordo, estamos oferecendo aos cidadãos mais segurança, uma vez que o CRC conseguirá fiscalizar os serviços realizados pelos contadores e conseguirá identificar aquele que está ou não registrado para executar a atividade pela qual foi contratado”, afirmou.

Para a presidente do CRC-AM, Joseny Gusmão, o acordo será fundamental na fiscalização. “A assinatura desse acordo é uma das nossas prerrogativas para fiscalizar, desenvolver e registrar os profissionais da contabilidade, principalmente a fiscalização de atos contínuos, como os balanços patrimoniais e formalizações dos escritórios de contabilidade. Isso vai ajudar muito no combate da ilegalidade para a sociedade”, destacou.

Capacitação – A Junta Comercial irá capacitar as pessoas indicados pelo CRC-AM para a execução das atividades de acesso ao banco de dados. E também monitorará os acessos realizados pelo Conselho.

Assinatura – Participaram também da solenidade de assinatura a diretora-executiva do CRC-AM, Tânia Zamith; a presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Amazonas (Sescon-AM), Cleide Barreto Matheus; o conselheiro Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Manoel Carlos De Oliveira Júnior; o chefe do Departamento de Empreendedorismo Digital da Jucea, Caio Augustus Fernandes; e o assessor jurídico da Jucea, Kaio Munhoz.