Foram convidadas para participar do plantio pessoas que vivenciaram a perda de filhos, esposas e esposos em decorrência da Covid-19. FOTO: Divulgação/ Polícia Militar

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) e Núcleo de Educação Vitória Régia, e o Instituto Soka Cepeam, realizaram na manhã desta sexta-feira (18/09) o plantio de mudas de espécies florestais, como forma de homenagem à vida. A ação ocorreu no Comando Geral da PMAM, na rua Benjamin Constant, bairro Petrópolis, zona sul da capital amazonense.

Foram convidadas para participar do plantio pessoas que vivenciaram a perda de filhos, esposas e esposos em decorrência da Covid-19. De acordo com o tenente PM R. Cardoso, a ação tem o objetivo de ajudar na ressignificação do luto, para pessoas que perderam entes queridos.

“Quando um parente planta uma muda, rega, aduba e a vê crescer e se desenvolver, é como se estivesse cuidando de seus próprios filhos. Ter uma muda que mais tarde poderá se transformar em árvore, sabendo que vai durar anos e anos, é sem dúvida uma homenagem aos que se foram, preenche mesmo que simbolicamente o espaço outrora vazio que era preenchido em vida”, disse.

O militar ressaltou ainda que a ação é o reconhecimento dos esforços empreendidos por todos os ex-companheiros de farda em suas longas jornadas de trabalho e abdicação que dedicaram enquanto estavam ombro a ombro com seus irmãos de luta.

“Essas mudas simbolizam que jamais serão esquecidos e que com esta singela ação em nossos corações todos estarão presentes, pois de uma forma ou de outra suas muitas missões mudaram para melhor este nosso local de morada. Acreditamos que este gesto possa ser mais uma forma de expressarmos todo o nosso sentimento para os nossos ex-companheiros, que nossas lembranças não têm prazo de validade e tampouco acaba com o fim da vida”, explicou.

O programa Vitória Régia é uma iniciativa da Polícia Militar do Amazonas, através do Comando de Policiamento Ambiental, Batalhão Ambiental/Núcleo de Educação Vitória Régia, em parceria com o Institutos SOKA CEPEAM, objetivando plantar mudas nos mais diversos locais do Estado, vislumbrando o enaltecimento da Vida.