A reestruturação do Conec, que estava há mais de dez anos sem atividades, faz parte do plano do Governo Wilson Lima para a Cultura do Amazonas
Dê o play e ouça esta matéria
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, divulga, nesta quarta-feira (10/11), o resultado das Eleições do Conselho Estadual de Cultura (Conec) para o biênio 2021/2023. A reestruturação do Conec, que estava há mais de dez anos sem atividades, é uma ação do programa +Cultura e faz parte do plano do Governo Wilson Lima para a Cultura do Amazonas.
O processo aconteceu de forma virtual, no final de outubro, e elegeu representantes dos segmentos de Teatro, Dança, Circo, Música, Literatura, Artes Visuais e Novas Mídias, Audiovisual, Cultura Popular de Matriz Ibérica, Cultura Indígena, Cultura Afrodescendente, Folclore e Carnaval.
A cadeira Cultura Indígena teve o cargo de suplente vago, que será preenchido por uma pessoa desse segmento regularmente inscrita no Cadastro Estadual de Cultura, que será convidada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O nome será divulgado juntamente com a lista dos representantes dos entes públicos.
O secretário Marcos Apolo Muniz destaca a importância do Conselho Estadual de Cultura, um dos mecanismos do Sistema Estadual de Cultura, pela finalidade de formular políticas públicas para promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no Estado.
“O Conselho é consultivo e deliberativo para atender a diversos segmentos artísticos, com algumas mudanças de nomenclaturas, como é o caso das Artes Visuais que agregaram as novas mídias. Neste sentido, vamos entender o cenário cultural como todo”, explica o titular da pasta. “A Secretaria de Cultura e Economia Criativa está aberta ao diálogo, para construir um Conselho na coletividade e, a partir disso, seguir no debate de todos os assuntos de forma democrática e diversa”.
Confira a lista com os eleitos:
Artes Visuais e Novas Mídias
Michell Melo Bezerra e Silva – Titular
Afrânio Chaves dos Santos – Suplente
Audiovisual
Geliel Soares Carvalho – Titular
Michelle Barbosa Andrews – Suplente
Circo
Vanderley Pinheiro – Titular
Nivaldo Pereira da Mota – Suplente
Cultura Afrodescendente
Wellisson Brito Batista – Titular
Ayslan Nascimento de Almeida – Suplente
Cultura Indígena
Suzane Kamilly Patrício Costa – Titular
Cultura Popular de Matriz Ibérica
Lucimar Bezerra Marques – Titular
Manoel Frank Silva de Matos – Suplente
Dança
Marcos André Durand Pereira – Titular
Maykon Andrade de Almeida – Suplente
Folclore e Carnaval
Elson Silva da Rocha – Titular
Igor Marinho de Carvalho – Suplente
Literatura
Max Deulen Baraúna Nogueira – Titular
Rildo Heros Barbosa de Medeiros – Suplente
Música
Everaldo dos Santos Barbosa – Titular
Marjara Maquiné Monteiro – Suplente
Teatro
Jordania Damasceno Galdino – Titular
Álvaro Serrão Monteiro – Suplente
FOTO: Divulgação
Informações para a imprensa: Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa: Suelen Reis (92) 98141-9488/3232-1646, Sérgio Rodrigues (92) 99165-8604 e Manuella Barros 98172-9842