Capacitação visa garantir melhor aproveitamento de máquinas disponíveis e aprimorar a produção agrícola

FOTOS: Divulgação/Idam

Dê o play e ouça esta matéria

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realiza curso de capacitação em mecanização para os agricultores indígenas do Assentamento Agrícola Teotônio Ferreira, no município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus). O curso, iniciado ontem (22/11), segue até a sexta-feira (26/11), com aulas práticas e teóricas sobre o uso de maquinário e agrícola.

Segundo o gerente da unidade local de São Gabriel da Cachoeira, Francimar dos Santos, a ação beneficia agricultores indígenas das etnias Baré, Tukano, Tariano, Desano, Piratapuia, Baniwa e Curipaco. A capacitação é ministrada pelo técnico em agropecuária do Idam Luiz Platini.

De acordo com Platini, ao todo 25 agricultores estão participando da programação, que consiste em aulas teóricas e práticas envolvendo a utilização de tratores e outras máquinas agrícolas.

“O objetivo do curso é preparar e capacitar os agricultores para melhorar o aproveitamento das máquinas agrícolas disponíveis e, assim, aumentar a produtividade e produção das áreas trabalhadas, para que eles possam ter um melhor rendimento e agregar valor à sua renda”, explicou o técnico em agropecuária

A iniciativa é uma realização do Idam em parceria com a Associação dos Assentados Indígenas do Assentamento Agrícola Teutônio Ferreira.