A premiação foi concedida “pelo empenho e dedicação nos serviços prestados em 2021, para aprimorar e fortalecer a transparência do Governo do Estado do Amazonas”
A Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) recebeu, nesta quinta-feira (09/12), uma premiação inédita pelo trabalho realizado pela Ouvidoria do órgão, setor responsável pelo Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). Em forma de placa de parabenização, o prêmio foi concedido pela Controladoria Geral do Estado (CGE-AM) “pelo empenho e dedicação nos serviços prestados em 2021, para aprimorar e fortalecer a transparência do Governo do Estado do Amazonas”.
A honraria foi entregue ao chefe da Ouvidoria da PGE-AM, jornalista Anwar Assi, que representou o órgão no evento. Para ele, a conquista do prêmio representa o reconhecimento do trabalho que a PGE-AM realiza para aprimorar o atendimento ao público, fortalecer a transparência e levar informações de qualidade à sociedade.
“Hoje, fizemos história ao ganhar esse prêmio inédito para a PGE-AM. Porém, essa premiação não pertence a mim, que sou o único servidor da Ouvidoria, mas a todos que fazem parte desta instituição chamada Procuradoria Geral do Estado. Esta conquista não é individual, mas sim coletiva, pois é fruto da confiança que a direção da PGE-AM concedeu a mim para cuidar dessa área tão importante e da colaboração dos demais setores, em especial, das procuradorias especializadas, que sempre são tão solícitos e rápidos em providenciar as respostas necessárias para as demandas que chegam até nós”, afirmou Anwar Assi, que além de chefe da Ouvidoria, é também coordenador de Comunicação e Cerimonial da PGE-AM.
Segundo ele, a política da Ouvidoria tem sido a de não deixar nenhuma manifestação enviada via e-SIC sem reposta. “A preferência é que essas demandas sejam respondidas o mais rápido possível”, disse Anwar Assi.
Investimento – Para o procurador-geral do Estado, Giordando Bruno Costa da Cruz, a conquista da premiação mostra a importância que a PGE-AM tem dado para a divulgação de informações para o público geral. “A PGE-AM tem investido nos últimos anos na melhoria do atendimento aos contribuintes e para garantir que as informações cheguem para a sociedade de forma transparente”, disse.
Iniciativa – Além da PGE-AM, receberam premiações as ouvidorias da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e da Polícia Civil (PC).
De acordo com o controlador-geral do Estado, Otávio Gomes, a entrega da premiação é uma forma de reconhecer os avanços alcançados pelas ouvidorias e pelos setores da área de transparência dos órgãos da administração direta e indireta do Estado, facilitando o acesso do cidadão a informação. “Aqueles órgãos que melhor se empenharam e tiveram um resultado efetivo em termos dessa facilitação, procuramos reconhecer com a entrega dessas seis placas de premiação”, disse.
Critérios – Segundo o chefe da CGE-AM, critérios como rapidez nas respostas aos cidadãos, facilidade de acesso ao sistema de informações e as providências tomadas pelo órgão, entre outros, foram usados para a concessão dos prêmios. “A ideia é a de que essa premiação continue a ser concedida nos próximos anos para que os órgãos possam se aprimorar mais”, salientou.
Além do Controlador-Geral do Estado, o evento contou com a presença do Subcontrolador-Geral de Transparência e Ouvidorias da CGE-AM, Rogério Siqueira de Sá Nogueira, e de ouvidores dos órgãos de da administração direta e indireta do Estado.
Perfil – Amazonense, nascido em Manaus, em 24 de dezembro de 1974, Anwar Assi, 46 anos, graduou-se em Comunicação Social pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) de São Paulo, em 2002, é pós-graduado em Comunicação Empresarial e Marketing pela Uninorte e em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Trabalhou no jornal A Crítica e o Amazonas EM TEMPO, onde chegou ao Conselho Editorial da empresa e conquistou por três vezes seguidos o Prêmio Sebrae de Jornalismo, com matérias que abordavam o empreendedorismo no Amazonas.
Há quatro anos, Anwar Assi tem atuado na assessoria de órgãos públicos do Estado do Amazonas, como a antiga Comissão Geral de Licitação (CGL) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), onde atua há quase três anos como coordenador de Comunicação, Cerimonial e chefe da Ouvidoria, função essa que rendeu premiação da CGE-AM em 2021.