Na ocasião, também ocorreu a entrega de cartão do produtor primário e Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs)
Atuante no segmento de criação e produção de peixes, a produtora rural, Maria do Carmo, 73, agora pode iniciar sua produção de laranja e limão, em sua propriedade, localizada no quilômetro 120 da BR-174, ramal da Delma, do município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus). Ela é uma das 150 beneficiadas que receberam um kit de mudas de citros e sementes de açaí entregues pelo Governo do Estado, na manhã de hoje (04/02), por meio do Programa Agro Amazonas.
A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), e pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), e contou com o apoio da prefeitura local.
“Esse incentivo é muito importante. Eu não teria condições de comprar uma muda enxertada de ótima qualidade. Esse fomento vai agregar na minha produção. Nós produtores rurais agradecemos ao Governo do Amazonas por esse olhar diferenciado”, destacou Maria do Carmo.
No total, foram entregues aos produtores de Presidente Figueiredo 4,5 mil mudas de citros e seis quilos de sementes de açaí, distribuídas para 150 agricultores familiares. Também foram entregues 20 mil alevinos (filhote de peixe) de matrinxã para 10 piscicultores, 200 cartões do produtor rural e 20 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs).
“Estamos recebendo todas essas lideranças do Governo para fazer entregas ao produtor rural, visando buscar fortalecer o que já existe, para trazer alimento para a mesa do cidadão amazonense. Minha gratidão e reconhecimento pelo trabalho sério que o Governo do Amazonas vem fazendo”, afirmou a prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes.
Parceria
Ao todo, o Governo do Amazonas, por meio do Sistema Sepror estará distribuindo 16.411 kits de sementes e mudas para agricultores familiares assistidos pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), com investimento de R$ 5.377.000,00.
De acordo com o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, as entregas de sementes, mudas e alevinos, vão levar dignidade para os produtores rurais nesse momento ainda difícil, devido à Covid-19 e às perdas na produção por causa da chuva.
“Além das entregas, estamos renovando a esperança dos produtores rurais por dias melhores. São mudas e alevinos de alta qualidade que, depois, o próprio Governo vai comprar para colocar na merenda escolar, por meio do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), e também para alimentar aquelas pessoas que mais precisam, através do Programa Peixe no Prato”, concluiu Petrucio.
Fomento
Apenas neste ano de 2022, o Governo do Amazonas já realizou entregas de sementes, mudas e alevinos, nos municípios de Iranduba, Novo Airão e Manacapuru, com a finalidade de desenvolver os municípios com potencial de produção nas atividades.
A iniciativa faz parte do Programa Agro Amazonas, que realiza uma série de ações para o desenvolvimento do setor primário no estado.