Aula inicial ocorreu ontem (03/02), de forma virtual
O início das atividades dos alunos ligados ao projeto Academia Stem, iniciativa de Pesquisa e Desenvolvimento realizado na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ocorreu ontem (03/02), por meio de uma reunião via plataforma Zoom, com o anúncio de ações que serão desenvolvidas de forma remota e com a introdução da nova fase de ações para 2022.
No encontro, o professor Francis Wagner, coordenador do Pilar Permanência, segmento do Academia Stem, destacou a importância do envolvimento dos alunos em pesquisas científicas e informou que o engajamento científico é o próximo passo que os bolsistas Stem devem dar.
“A próxima etapa para 2022 é iniciar um novo ciclo de capacitações, aumentando o número de bolsistas habilitados em termos de metodologias ativas”, apontou o professor.
Wagner também ressaltou que, ao longo do ano, os estudantes contarão com o Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico (NUPAPp/STEM), liderado pela professora Kelly Souza.
Segundo o coordenador geral do projeto, Jucimar Maia Junior, o grande objetivo é formar mais engenheiros. “Sem essas pessoas especializadas a gente não consegue desenvolver nem a Cidade, nem o Estado e nem o Brasil”, esclareceu o professor.
Lançamento e-book – Na ocasião, houve também o lançamento dos anais resultado do evento Amazon Stem Academy Conference (ASAC 21), realizado pelo Pilar Permanência.
Para baixar o e-book ‘1st Amazon Stem Academy Conference 2021: Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Educação em Engenharia’, basta acessar o link: https://ampllaeditora.com.br/ebookseventos/
De acordo com a estudante de engenharia eletrônica, Mariana Conceição, a Academia Stem é um investimento nos âmbitos acadêmico e profissional. “É empolgante o fato de eu começar 2022 com as aulas da UEA e o projeto. Sei que estou no lugar certo para evoluir e espero ansiosa pelos cursos e pesquisas que virão”, afirmou a bolsista.
Academia Stem – É um projeto de P&D, realizado na UEA, que visa potencializar a formação e capacitação nas áreas da engenharia, ciência, matemática e tecnologia. A Academia Stem é incentivada pela Samsung da Amazônia de acordo com a lei 8.837/91.