A finalidade do plano é desenvolver e implementar instrumentos de gestão ambiental no âmbito do órgão. FOTO: Ruth Jucá/ADS.

Com o objetivo de desenvolver uma consciência institucional sustentável contando com o apoio dos 120 colaboradores, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), do Governo do Estado, lançou, na manhã desta segunda-feira (26/10), o seu Plano de Gestão Ambiental (PGA). A finalidade do plano é desenvolver e implementar instrumentos de gestão ambiental no âmbito do órgão. 

O presidente da ADS, Sérgio Litaiff Filho, afirmou que o lançamento do Plano de Gestão Ambiental é um marco na história da Agência, pois é o primeiro passo para uma mudança comportamental que colabora com o futuro do planeta.

“Nosso papel como Agência de Desenvolvimento Sustentável é o de poder trabalhar os valores que a sustentabilidade nos proporciona, através de ações como as que estão sendo iniciadas no dia de hoje. É com enorme satisfação que agradeço a todos os envolvidos”, disse o presidente.

Membro do Comitê Executivo do PGA, o engenheiro de pesca Aprígio Mota Morais explica que, com o instrumento, será possível mensurar os impactos ambientais das operações da ADS e proporcionar melhoria dos processos, com metas para a otimização de ganhos ambientais, contribuindo com sua ecoeficiência. 

“Vivemos em um bioma, o que aumenta as nossas responsabilidades. E, a partir da criação e da implementação deste plano, passaremos a ter importantes ferramentas de controle das nossas ações, dando uma resposta a nossa sociedade e sendo, inclusive, um marco na administração pública do Estado, por sermos a primeira agência que tem o seu plano de gestão ambiental desenhado”, completou o engenheiro de pesca.

O PGA também irá contemplar ações voltadas à educação ambiental, digitalização de processos, ações antecipatórias para prevenir danos ao meio ambiente, diagnósticos ambientais e Plano de Relacionamento com a População. Neste caso, compreenderá  ações que integram a comunidade, como a criação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para descarte correto dos resíduos sólidos e orgânicos, e uma Horta Institucional, na sede da ADS, que ficará aberta à comunidade acadêmica para visitação.