O Programa Steam TechCamp Brasil busca incentivar ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática

FOTO: Divulgação

O gestor da Escola Estadual (EE) Adalberto Valle, na zona sul de Manaus, Lincoln Araújo e o professor José Victor Bezerra Teixeira, da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru (a 68 quilômetros da capital), participaram, durante o mês de fevereiro, das atividades do Programa Steam TechCamp Brasil, iniciativa que busca incentivar ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (Steam).

Os profissionais selecionados vão integrar uma rede com professores que já foram formados pelo programa.

A quinta edição foi realizada em plataforma on-line e contou com diversas oficinas, palestras e painéis voltados ao tema, criando um ambiente para compartilhamento de experiências e de construção coletiva para aplicar práticas de aprendizagem em Steam de diferentes formas, considerando a realidade dos diferentes municípios e estados.

O gestor Lincoln Araújo, da EE Adalberto Valle, na zona sul de Manaus, explica que a atividade rendeu boas experiências de ensino para os participantes.

“Para mim, foi uma honra muito grande ter sido selecionado junto ao professor de física da EE Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru. Nós dois fomos representar o Amazonas no evento, que aconteceu mais uma vez de forma on-line devido às restrições das autoridades de saúde. Representar o Amazonas é uma grande responsabilidade, tivemos a oportunidade de estar em contato com professores de todos os estados do país, onde pudemos apresentar algumas atividades Steam que acontecem no nosso estado”, disse Lincoln.

O programa foca na aprendizagem criativa, com abordagens investigativas e interdisciplinares, com destaque para a elaboração de propostas de planejamentos estratégicos para implantação de projetos nas escolas nos estados de origem dos participantes.

O professor José Victor da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Nossa Senhora de Nazaré, de Manacapuru, afirma que a unidade escolar possui projetos voltados para ciência e tecnologia.

“Nós trabalhamos com projetos voltados para esta tendência, que envolve não só ciência e tecnologia, mas também engenharia, artes e matemática. Já fomos destaques em outras iniciativas como esta e para nós é uma satisfação ter nossas atividades ganhando destaque a nível nacional como na Steam Brasil 2022”, finalizou Teixeira.