Ação ocorre entre os dias 7 e 31 de março, pelo Consumidor.gov

FOTO: João Pedro Sales/Procon-AM

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O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) participará da programação nacional do Mutirão da Negociação e Orientação Financeira, entre os dias 7 e 31 de março. A ação, totalmente on-line, é realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil).

“Essa iniciativa vem como instrumento de ampliação e incentivo a utilização do diálogo, onde consumidor e fornecedor conversam diretamente. O Procon-AM estará à disposição para orientar a população e o desejo é de fortalecimento das políticas nacionais de defesa do consumidor”, resume o diretor-presidente do Procon-AM.

Os consumidores e as consumidoras que querem participar da iniciativa devem fazer todo o processo pelo site www.consumidor.gov.br.

Veja o passo a passo:

• no endereço, é possível fazer uma busca para verificar se a empresa a ser reclamada está cadastrada;

• se encontrar o nome, é só registrar a reclamação;

• no formulário, o consumidor ou a consumidora deve selecionar a área “serviços financeiros” e o assunto relacionado à dívida. No campo “problema”, a opção “renegociação/parcelamento de dívidas” deve ser escolhida;

• é necessário também preencher o valor a ser renegociado, os detalhes da reclamação e anexar documentos que podem embasar o registro.

Critérios – Poderão ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado, entre outras modalidades. Serão aceitas:

• dívidas em nome de uma pessoa física;

• dívidas em atraso;

• dívidas contratadas com bancos ou financeiras;

• dívidas que não possuem bens em garantia (exemplo: diferentes financiamentos de veículos e imóveis).